A operadora aeroportuária Aena, empresa espanhola que administra 17 aeroportos em nove estados brasileiros, inaugurou recentemente salas multissensoriais para pessoas neurodivergentes, em dois terminais aéreos da região Nordeste.
A sala de embarque do Aeroporto Internacional de João Pessoa, capital da Paraíba, ganhou um espaço 24 horas com 5,72 m² e capacidade para receber um passageiro e um acompanhante por vez.
Já no aeroporto de Aracaju, capital de Sergipe, próximo ao portão 1, a administradora reservou uma área de 20m², também com funcionamento 24 horas, com capacidade para receber até oito pessoas.

LEIA TAMBÉM: “Roteiro alivia a ansiedade”, diz Vitor Fadul ao viajar como autista”
Salas multissensoriais
Ambos espaços, parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Ministério de Portos e Aeroportos, contam com ambiente de descompressão, isolado dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional de pessoas neurodivergentes.
As salas foram criadas a fim de ajuda a regular o estresse, trazendo alívio em relação aos estímulos externos e promovendo bem-estar.
Entre os recursos disponíveis, estão painéis sensoriais, cascata de fibra ótica, sons de água corrente e outros delicados efeitos sonoros, almofadas revestidas com tecidos especiais e poltronas de avião.
“Esse compromisso com o bem-estar, o acolhimento e a acessibilidade faz parte da forma como a Aena entende o seu papel na sociedade”, destaca Wanderson Santos, diretor do Aeroporto de Aracaju, em nota enviada ao Viagem em Pauta.

Os investimentos contemplam tecnologia IoT (Internet das Coisas) e inteligência artificial, técnicas de videomodelamento para conferir previsibilidade aos passageiros, controle através de dispositivos móveis, e assistente de inteligência artificial multi-idioma, além de apresentações para funcionários sobre o autismo e outros transtornos de neurodivergência e hipersensibilidade.
De acordo com a administradora, além dessas novas salas, já existem espaços semelhantes implantados nos aeroportos de Congonhas (SP), Recife (PE), Campo Grande (MS) e Maceió (AL).
Seja o primeiro a comentar