Talvez você não conheça pelo nome oficial, mas o Parque Alberto Löfgren é uma das áreas verdes mais antigas da capital paulista, conhecido também como Horto Florestal, na zona norte de São Paulo.
Inaugurado em fevereiro de 1896, para implantação do Horto Botânico de São Paulo e iniciação do Serviço Florestal no Estado, esse parque criado pelo naturalista sueco Alberto Löfgren tem quase 74 hectares abertos à visitação pública e é equipado com quadras poliesportivas, campos de futebol, circuito de caminhada e academia ao ar livre.

Horto Florestal
Inserido na zona núcleo da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – reconhecida pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica -, o parque está inserido na lista de patrimônios culturais paulistas pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), desde 1983.
Seu passado científico e histórico pode ser conferido em outros espaços do parque, como o Museu Florestal e o Palácio de Verão.
Entre os atrativos abertos ao público está o Museu Octávio Vecchi, mais conhecido como Museu Florestal, situado em uma construção de 1931 com elementos como janelas, forros e assoalhos feitos em madeiras de mais de 30 espécies.
O local abriga, por exemplo, uma mesa sensorial que convida os visitantes a manipularem e explorarem itens naturais coletados no próprio horto, como semente de jatobá, além de contar com um mural do artista Antonio Paim, um tríptico do Helios Seelinger e uma xiloteca composta por diversas pranchas entalhadas.

Outro destaque é o Palácio do Horto, erguido em 1930 para ser a residência do administrador do Serviço Florestal (atual Instituto Florestal) e transformado em residência de verão do chefe de Estado, durante o governo de Adhemar de Barros, em 1949.
Para quem quer curtir o verde, a concessionária Urbia oferece serviço de aluguel de bicicletas e triciclo de diferentes modelos, a partir de R$ 25 por meia hora de uso.
CONHEÇA O PARQUE
O Horto é também uma das portas de entrada para a cenográfica Trilha da Pedra Grande, uma caminhada com 6 km de extensão (ida e volta), aproximadamente, e dificuldade de grau moderado.
Seja pela mata ou por área asfaltada (40 minutos), prepare-se para subir a ladeira, em direção a um mirante natural sobre uma pedra de granito, a 1.010 metros de altitude, e vista panorâmica da cidade.
A caminhada acontece no vizinho Pedra Grande, um dos quatro núcleos que formam a região da Cantareira, uma das maiores florestas urbanas do mundo, uma área de quase 8 mil hectares de remanescentes de Mata Atlântica.
VEJA VÍDEO
SAIBA MAIS: “Como é a Trilha da Pedra Grande, na Cantareira”
SERVIÇO
Parque Alberto Löfgren (Horto Florestal)
Neste domingo, 22 de fevereiro, a programação do parque começa, às 10:00, com treinão de aniversário, com opções de corridas e caminhadas, em rotas que vão de 7 a 11 km de extensão (do nível iniciante ao avançado).
Das 11:00 às 11:30, haverá distribuição de bolo, em frente ao Centro de Visitantes. À tarde, a Caminhada Histórica será conduzida por guias da concessionária Urbia, das 15:00 às 16:00.
Rua do Horto, 931 – Horto Florestal, São Paulo
Diariamente, das 5h30 às 18h
Entrada gratuita
Seja o primeiro a comentar