Com mais de 7.600 quilômetros de extensão, o litoral do Brasil é o cenário mais procurado por quem viaja por terras nacionais.
Mas como nem todo brasileiro é chegado em viagem a base de água salgada e areia, o Viagem em Pauta fez esta seleção de destinos para quem faz questão de se molhar numa cachoeira.
De quedas discretas no Sudeste à cachoeira potente na Chapada Diamantina, veja lista com algumas das cachoeiras mais cenográficas do país.
Brotas
São Paulo
Esse parque paulista com três opções de mirantes e trilhas curtas de até 1,2 km de extensão, conta com duas opções de cachoeiras.
A mais alta delas, a Roseira, tem 55 metros de altura e é formada entre os córregos Tijuco Preto e Roseira. Já a Santo Antonio tem queda de 20 metros de altura, com acesso até sua base, onde fica uma piscina natural para banhos.
Saiba mais: recantodascachoeirasbrotas.com.br
Cunha
São Paulo
A 230 km da capital paulista, esse destino no Alto Paraíba é endereço do Parque Estadual da Serra do Mar, conhecido por seus remanescentes de matas nebulares, a mais de mil metros de altitude.
O destaque são as cachoeiras em trilhas autoguiadas ou com acompanhamento de guias contratados no local, como a do Rio Paraibuna (1,7 km – ida e volta), que passa por pequenas quedas d’água e piscinas naturais para banho, e a Trilha das Cachoeiras (14,4 km – ida e volta), com cerca de 5h30 de caminhada e trechos que podem ser feitos de carro ou de bicicleta.
Carrancas
Minas Gerais
A 280 km de Belo Horizonte, no sul do estado, a cidade abriga cerca de 60 atrações e é conhecida pelos complexos com cachoeiras localizadas em áreas privadas da cidade.
Saiba mais: carrancas.com.br
Guapimirim
Rio de Janeiro
Fica na Serra Verde Imperial, a 70 km da capital fluminense, e é conhecida pelo Circuito de Cachoeiras que pode ser feito em um passeio a bordo de um jeep. Entre as mais conhecidas estão as do Garrafão, do Escorrega e a do Vale da Lua.
Porém, o cenário mais famoso de Guapimirim é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, considerado a maior rede de caminhadas do Brasil, com mais de 200 km de trilhas.
Para quem não pretende encarar a desafiadora travessia entre Petrópolis e Teresópolis, o Mirante do Soberbo é um dos melhores pontos de observação desse pico a 1.692 metros de altitude, considerado o marco inicial da escalada no Brasil.
Taquaruçu
Palmas
A quase 30 km da capital do Tocantins, esse é um destino perfeito para quem vai ou chega do Jalapão, o principal atrativo turístico do estado.
Esse distrito de Palmas tem mais de 80 cachoeiras catalogadas, entre elas, a do Evilson, Roncador e Escorrega Macaco, com quedas que variam entre 25 e 70 metros de altura.
Chapada dos Veadeiros
Goiás
Formada por cinco municípios (Alto Paraíso, Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João d’Aliança), é quase impossível listar todas as opções de quedas d’água dessa região turística no nordeste goiano.
Entre as preferidas do Viagem em Pauta, destacamos as do Complexo do Prata, em Cavalcante, e a Label, em São João da Aliança, considerada a mais alta do estado, com 187 metros de altura.
SAIBA MAIS: “Chapada dos Veadeiros tem a maior cachoeira de Goiás”
Serra do Roncador
Mato Grosso
A mais de 500 km de Cuiabá, o destino é famoso por cachoeiras que se escondem em fendas que rasgam vales dessa cordilheira imponente que vai até a Serra do Cachimbo, no Pará.
Só em Barra de Garças, cidade-base para quem visita o destino, são mais de 100 quedas d’água (17 delas no Complexo do Bateia, um dos atrativos mais exclusivos e isolados da região).
Tem cachoeira com acesso por gruta, onde se chega por trás do véu d’água, cachoeira dentro de um cânion decorado com jatobás centenários e até uma em que (quase) ninguém sabe onde fica, mas que vai fazê-lo rever seus conceitos de beleza cênica natural.
LEIA MAIS: “Serra do Roncador tem dose elevada de trilhas e cachoeiras”
Chapada Diamantina
Bahia
De Salvador, são 420 km até Lençóis, a principal base para quem visita a região.
Dali, diversas trilhas partem para algumas das cachoeiras mais altas do Brasil, como a potente Cachoeira da Fumaça, com 340 metros de altura, no Vale do Capão.
Chapada das Mesas
Maranhão
Bem pertinho do limite com Tocantins, é uma extensa área protegida com 400 nascentes, 22 rios perenes e cerca de 89 cachoeiras, entre tantas outras quedas d’água ainda não catalogadas ou abertas ao público.
A 220 km de Imperatriz, onde fica a principal porta de entrada do destino, essa chapada é conhecida como Paraíso das Águas.
SAIBA MAIS: “Chapada das Mesas é destino para amantes de cachoeiras”
Presidente Figueiredo
Amazonas
Localizada no Baixo Rio Negro, ao norte de Manaus, a “Terra das Cachoeiras” tem mais de 100 quedas d’água catalogadas.
Tudo isso em plena floresta e entre grutas, cavernas e quedas de todos os tamanhos. Na época da cheia de rios, entre fevereiro e junho, dá até para fazer rafting, boia cross, caiaque, tirolesa e rapel.
E para não errar na hora de escolher a sua queda d’água preferida, lembre-se que as opções por ali vão de endereços lotados que parecem clubes de finais de semana até cachoeiras mais isoladas e com difícil acesso.
SAIBA MAIS: “Cachoeira do Mutum e os intrigantes buracos da Amazônia”
Seja o primeiro a comentar