São Paulo lidera em atrações certificadas: veja destinos

De acordo com dados da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), São Paulo se tornou o estado com o maior número de empresas de turismo de aventura certificadas no padrão Inmetro.

No total, são cerca de 70% das empresas brasileiras certificadas na aplicação da Norma Tecnica ABNT ISO 21101 – Sistema de Gestão da Segurança são paulistas.

Entre as inúmeras atrações turísticas, tem tirolesa, rapel, rafting, arvorismo, trilhas e mergulhos, entre outras, que envolvem, muitas vezes, a manutenção de equipamentos de segurança, treinamento de equipes e uma série de procedimentos para minimizar os riscos e evitar acidentes.

“Liderado por São Paulo, iniciamos um movimento muito importante em direção à diversão cada vez mais segura”, diz Luiz Del Vigna, diretor executivo da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

EcoPark Lago Suspenso (foto: Secretaria de Turismo de Sáo Paulo)

São Paulo certificada

Em parceria do Sebrae e da Abeta, o movimento foi impulsionado pelo programa SP Ecoaventura, liderado pela Setur-SP.

Ao longo dos últimos anos, foram sensibilizando mais de 600 gestores públicos e privados, como o empreendedor Rafael Sá, sócio da Pro High Adventure, empresa de assessoria em segurança em parques de aventura do Brasil.

“A certificação oferece atividades mais seguras para turistas e profissionais, ganhos de imagem para as empresas e destinos, além vantagens competitivas para aos negócios”, diz o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Conheça destinos de aventura por onde o Viagem em Pauta já passou:

SAIBA MAIS: “Selva SP: o 1º e único parque de aventura da cidade de São Paulo”

Selva SP
Localizado em Marsilac, esse é o 1º e único parque de aventura da cidade de São Paulo, cortado pelo Capivari, considerado o último rio ainda limpo da cidade.

O local tem corredeiras para a prática de rafting, pequenas cachoeiras para banho, trilhas na Mata Atlântica e uma prainha onde dá para fazer SUP e caiaque.

Caverna do Quebra Corpo
Na área rural de Socorro, a 140 km da capital paulista, essa caverna tem 450 metros de desenvolvimento e é uma das maiores de granito em todo o Brasil.

O nome é autoexplicativo e os primeiros metros, com uma pequena queda d’água logo na entrada, parecem não convidar. No entanto, é uma das experiências mais marcantes desse destino que ficou conhecido também como ‘Cidade da Aventura’.

Para alegria dos claustrofóbicos, a Quebra Corpo não é uma caverna em que o visitante fica isolado em ambiente fechado, durante todo o percurso.

SAIBA MAIS: “Caverna do Quebra Corpo é atividade de aventura no interior de São Paulo”

Parque dos Sonhos
Próximo à divisa de Socorro com Bueno Brandão (MG), esse hotel fazenda abriga também um parque com atividades abertas ao público em geral, como circuito de arvorismo, rapel e escalada.

O local tem também algumas das melhores tirolesas do destino, como a Voadora, a primeira do Brasil com um quilômetro de extensão, onde o visitante sobrevoa o vale do Rio Cachoeirinha, a 120 metros de altura.

Já o Circuito Radical inclui três etapas de tirolesa, como a do Espanto (400 metros de extensão e 30 de altura) e a do Calafrio (200m e 25m de altura).

Socorro (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “O que fazer em Socorro, no interior de São Paulo”

São Bento do Sapucaí
A quase 200 km da capital, esse muncípio é abraçado pela Serra da Mantiqueira, endereço do MoNa (Monumento Natural Estadual) da Pedra do Baú.

Porém, a meca da escalada paulista, onde ficam as maiores vias do estado, conta também com opções de trilhas para quem não tem nenhuma experiência, inclusive crianças que encaram o desafio de subir os mais de 300 degraus de uma escadaria com grampos de ferro chumbados na rocha.

Do topo da Pedra do Baú, que um dia abrigou um dos primeiros refúgios de montanha do Brasil, tem-se uma vista única de São Paulo e da vizinha Minas Gerais, cujo destino turístico mais conhecido por ali é Monte Verde.

SAIBA MAIS: “Trilhas em São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo”

EcoPark Lago Suspenso
Nesse parque em Iporanga, cidade conhecida pelos parques estaduais do Alto Ribeira (Petar) e o Caverna do Diabo, é possível fazer rapel de 10 metros de extensão, flutuação e escalada, no interior da Caverna Lago Suspenso.

Com a ajuda de boias, o visitante chega à uma formação de travertinos gigantes, onde fica o primeiro salão da caverna, decorado com estalactites e estalagmites.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*