Selva SP
Banho em água salgada e corpo cheio de areia, definitivamente, não é para todo mundo. E se você é um dos que não fazem questão de explorar faixas de areia dos quase 7,5 mil km de litoral brasileiro, esse post é a sua praia.
Divulgação
Confira sugestões de destinos e roteiros para quem não curte férias no litoral, mas é chegado numa estrada para viajar.
Unsplash
Polo de Ecoturismo de SP
No extremo sul da capital, essa rota tem opções de turismo ecológico, de aventura e de base comunitária.
Reprodução
Polo de Ecoturismo de SP
Aliás, é ali que fica o 1º e único parque de aventura da capital paulista, com trilha, rapel, tirolesa e boia cross no último rio ainda limpo da cidade.
Reprodução
Represa de Guarapiranga
Longe do trânsito carregado, outra cidade desponta no horizonte, em plena Zona Sul. A região tem atrações como praia de água doce, trilhas, áreas para prática de atividades náuticas e aluguel de lanchas por hora.
Eduardo Vessoni
Floresta Cantareira
Considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, essa área de 7.900 hectares de remanescentes de Mata Atlântica fica entre os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.
Wikimedia Commons
Circuito das Águas Paulista
Esse roteiro turístico a pouco mais de 100 km da capital abriga 9 cidades do interior paulista. A viagem na Serra da Mantiqueira tem destinos como de Águas de Lindoia, Amparo e Holambra.
Wikimedia Commons
Socorro
A 140 km da capital, a Cidade da Aventura é para todos os perfis. Além das famosas atividades de aventura, Socorro é também um dos maiores polos de malhas de São Paulo.
Eduardo Vessoni
Socorro
Aliás, os mais aventureiros contam também com trilha em uma das maiores cavernas de granito do Brasil.
Eduardo Vessoni
Itu
A 100 km da capital, não é só endereço dos exageros, mas também de um dos mais belos centros históricos do interior de São Paulo.
Eduardo Vessoni
Cunha
A 230 km de São Paulo, no Alto Vale do Paraíba, o turismo paulista sobe a serra e (quase) encosta no mar, nesse destino de artes e aventura.
Eduardo Vessoni
São Bento do Sapucaí
Meca da escalada paulista e endereço de um dos primeiros refúgios de montanha do Brasil, esse é um destino para ver São Paulo do alto. Mas fica tranquilo que não precisa ser nenhum profissional para aproveitar o destino.
Eduardo Vessoni
Unsplash
Eduardo Vessoni
foto: Creative Commons