Endereço de um dos patrimônios mundiais naturais pela Unesco, no oeste do Paraná, o Parque Nacional do Iguaçu completa 83 anos nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro.
Criado em 1939 por meio de um decreto-lei do então presidente da República, Getúlio Vargas, essa unidade de conservação brasileira na fronteira com a Argentina abriga o maior conjunto de quedas d’água do mundo.
Com mais de 26 milhões de visitantes, desde 2000, esse parque de 186 mil hectares é considerado um dos mais visitados do Brasil e guarda um dos mais significativos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul, de acordo com o ICMBio.
Nesta web story você conhece as principais atrações do destino e quanto custa visitar cada uma delas.
QUANTO CUSTA VISITAR O PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
LEIA TAMBÉM: “Veja destinos no Brasil para amantes de cachoeiras”
Visita durante a pandemia
Em tempos de distanciamento social, o parque tem novas regras de visitação. E isso começa antes mesmo da sua visita.
Atualmente, os ingressos devem ser adquiridos exclusivamente pelo site do Parque Nacional do Iguaçu, cujos horários de visita são limitados e a capacidade de acesso diário foi reduzida.
De acordo com o ICMBio, a unidade de conservação tem autorizado, durante a pandemia, a entrada de 350 pessoas por hora.
Na entrada, o visitante passa por tapetes de desinfecção e por uma barreira sanitária. O uso de máscaras, mesmo em ônibus abertos e durante os passeios ao ar livre.
“Com isso, a gente garante maior organização e evita aglomerações, garantindo maior qualidade da experiência turística”, diz Adélio Demeterko, diretor da Cataratas do Iguaçu S.A. SAIBA MAIS
A história dessa cidade a mais de 600 km de Curitiba começou a ser escrita em 1542, quando o explorador espanhol Cabeza de Vaca, guiado por índios Caingange, relatou o descobrimento das Cataratas do Iguaçu. Porém, a região só teria seus primeiros habitantes mais de 300 anos depois.
LEIA TAMBÉM: “Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é atração única na Croácia”
O capítulo mais importante da história do parque só aconteceria em 1916, quando o aviador Alberto Santos Dumont visitou aquele imenso terreno do uruguaio Jesus Val e, impressionado com o que viu, intercedeu junto ao governo paranaense para que a área fosse desapropriada e transformada em patrimônio público.
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939, a 17 km do atual centro da cidade de Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina.
Atualmente, a atração natural mais procurada são as impressionantes quedas de até 80 metros de altura, alcançando larguras que vão de cerca de 800 metros, no lado brasileiro, a 1.900 metros, na Argentina. De acordo com a vazão do rio, o parque chega a abrigar mais de 100 quedas d’água.
SAIBA MAIS: “Descoberta das Cataratas do Iguaçu completa 475 anos” (* post de 2017)
VEJA FOTOS
SAIBA MAIS: “Navios de cruzeiro: é seguro viajar na pandemia?”
Seja o primeiro a comentar