Usado há mais de 80 anos para uso exclusivo da Força Aérea, o Aeródromo do Guarujá, na Baixada Santista, se prepara para começar a receber voos civis.
Na semana passada, a prefeitura do Guarajá recebeu da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) o parecer técnico de regularização ambiental que libera o início das obras do Aeroporto Civil Metropolitano dessa dessa cidade a 100 km da capital.
“Guarujá deu mais um passo para a concretização desse antigo sonho, que trará benefícios não apenas para o Município, mas para a toda Baixada Santista”, avalia o prefeito Válter Suman, em nota enviada ao Viagem em Pauta.
Atualmente, o município aguarda o aval da Secretaria da Aviação Civil e do Ministério da Infraestrutura para o desenho final do projeto e abertura do processo licitatório para as obras.
Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, dentro de 60 dias deverá ser anunciada a empresa que dará início às obras no aeroporto.
De acordo com a empresa, esse aeroporto regional foi projetado para operações simultâneas de até duas aeronaves modelo Caravan (média de 10 a 12 pessoas por aeronave), em uma pista com 1.390 metros de extensão por 150 metros de largura.
Com capacidade para receber 26 mil passageiros por ano, o terminal funcionará em um módulo desmontável em uma área total de 302 m² e seu projeto prevê setores para check-in, salas de embarque e desembarque, café, sanitários e estacionamento com 19 vagas.
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Aeroporto do Guarujá
Embora sua pedra fundamental tenha sido lançada há cem anos, no então distrito santista de Vicente de Carvalho, o aeródromo do Guarujá funciona desde 1941 como base de uso exclusivo da Força Aérea e treinamento de pilotos militares.
Porém, apenas em 2014 o Comando da Aeronáutica e a Secretaria de Aviação Civil assinaram o Termo de Transferência que transferia do COMAER para a SAC as áreas destinadas à implantação e operação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá.
Atualmente, o local funciona apenas para suporte às operações militares e de aeronaves civis, mediante solicitação prévia.
O trâmite marca o trabalho entre a Aeronáutica, Secretaria de Aviação Civil e Prefeitura do Guarujá, cuja Carta de Intenção com a INFRAERO foi assinada em maio de 2020.
Além de atender à população local, o projeto visa atrair também os cruzeiristas que embarcam nos navios de cruzeiro que saem do porto de Santos.
No final do ano passado, a Azul Conecta, sub-regional da companhia aérea Azul, chegou a operar voos regionais entre São Paulo e Itanhém e Ubatuba, no litoral paulista, e também Paraty, n o Rio de Janeiro.
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Fui soldado da aeronáutica e servi nesta base aérea. Fico orgulhoso em saber que outras aeronaves poderão aterrissar ali. Isso junto com o túnel a ser construido, a baixada dará um salto enorme em seu desenvolvimento. Parabéns aos envolvidos. Realização de um sonho.