Vamos combinar, né? Banho em água salgada e corpo cheio de areia, definitivamente, não é para todo mundo.
E se você é um desses que não fazem questão de explorar as faixas de areia dos quase 7,5 mil km de litoral brasileiro, esse post é a sua praia.
Nas sugestões a seguir, você conhece alguns destinos e roteiros para quem não curte férias no litoral, mas é chegado em cair na estrada. De roteiros de aventura a cidades para compras de malhas, São Paulo é bem aqui.
São Paulo para quem não gosta de praia
* para ampliar, clique aqui
Polo de Ecoturismo de São Paulo
No extremo sul da capital, essa rota tem turismo ecológico, de aventura e de base comunitária.
O Polo fica nas regiões de Parelheiros, Marsilac e Capela do Socorro, e inclui também a Ilha do Bororé, uma península em plena São Paulo com acesso por balsa.
Aliás, é ali que fica o primeiro e único parque de aventura da capital paulista, com atividades como trilha, rapel, tirolesa e boia cross no último rio ainda limpo da cidade.
SAIBA MAIS: “Atrativos na natureza em plena capital paulista”
Represa de Guarapiranga
Do outro lado da avenida, longe do trânsito carregado, outra cidade desponta no horizonte, em plena Zona Sul.
A região tem atrações como praia de água doce, trilhas, áreas para prática de atividades náuticas e aluguel de lanchas por hora.
SAIBA MAIS: “O que fazer na Represa de Guarapiranga”
Floresta Cantareira
Considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, essa área de 7.900 hectares de remanescentes de Mata Atlântica fica entre os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.
De acordo com a Urbia, administradora do parque, são 14 opções de trilhas, incluindo a trilha da Pedra Grande, a de Mountain Bike, a da Cachoeira e a da Jaguatirica, entre outras.
SAIBA MAIS: “Conheça as trilhas na Floresta Cantareira”
Circuito das Águas Paulista
Esse roteiro turístico a pouco mais de 100 km da capital abriga nove cidades do interior paulista.
A experiência acontece na Serra da Mantiqueira e inclui destinos como Águas de Lindoia, Amparo e Holambra.
VEJA ROTEIROS: “Conheça o Circuito das Águas Paulista, no interior de São Paulo”
Socorro
A 140 km da capital, a Cidade da Aventura tem opções para todos os perfis.
Além das famosas atividades de aventura, como tirolesa e rafting, Socorro é também um dos maiores polos de malhas de São Paulo.
Aliás, para os mais intrépidos, o destino tem também uma das maiores cavernas de granito do Brasil, onde dá para fazer a trilha do Quebra Corpo.
LEIA MAIS: “Socorro, a 140 km de SP, tem turismo rural, de aventura e polo de compras”
Itu
A 100 km da capital, não é só endereço dos exageros, como a cidade já foi conhecida, mas também de um dos mais belos centros históricos do interior de São Paulo.
Berço da República, onde aconteceriam as primeiras reuniões que derrubaram a Monarquia, no final do século 19, Itu tem arquitetura bem preservada, museus históricos e de arte contemporânea, parques geológicos de tempos glaciais e fazendas coloniais abertas para visitação.
SAIBA MAIS: “O que fazer em Itu”
Cunha
A 230 km de São Paulo, no Alto Vale do Paraíba, o turismo paulista sobe a serra e (quase) encosta no mar, nesse destino de artes e atividades de aventura.
A área central da cidade se resume à Praça da Matriz e algumas construções históricas dispersas ao redor, mas o melhor do destino fica na beira da estrada ou em endereços rurais com acesso por estradinhas de terra.
SAIBA MAIS: “Aventura com arte: o que fazer em Cunha”
São Bento do Sapucaí
Meca da escalada paulista e endereço de um dos primeiros refúgios de montanha do Brasil, esse é um destino para ver São Paulo do alto.
Mas fica tranquilo que não precisa ser nenhum profissional para aproveitar o destino.
SAIBA MAIS: “Como é subir a Pedra do Baú”
Seja o primeiro a comentar