Réplica de avião de Santos Dumont sobrevoará o Rio

No próximo sábado, dia 29 de julho, os céus do Rio de Janeiro receberão uma visita ilustre.

Durante o ‘Portões Abertos’, no MUSAL (Museu Aeroespacial) da Força Aérea Brasileira, a réplica de um Demoiselle, um dos aviões projetados por Santos Dumont, vai sobrevoar o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Entre 1907 e 1909, Dumont projetou quatro modelos que ficaram conhecidos como Demoiselle, cujo nome foi dado pelo franceses por serem aviões transparentes e pequenos, com enxutos 10 m², “oito vezes menor que o 14-Bis”.

Santos Dumont e seu Demoiselle (foto: Domínio Público)

VEJA TAMBÉM: “As viagens de Santos Dumont, o brasileiro mais alto que as nuvens”

Assim como explica o pesquisador Fernando Hippólyto da Costa, o modelo foi chamado de Demoiselle (‘senhorita’) e também Libelule (‘libélula’). Com ele, o brasileiro se tornaria “o primeiro aeronauta a obter as quatro cartas homologadas pela Federação Aeronáutica Internacional”: piloto de balão livre, de dirigível, biplano e monoplano.

O evento, que espera reunir cerca de 60 mil pessoas só no dia da apresentação, terá programação especial por conta dos 150 anos de nascimento do primeiro e maior aviador brasileiro, Alberto Santos Dumont, com atrações como acrobacias aéreas com a Esquadrilha da Fumaça, balonismo, sobrevoos de aeronaves civis e militares, exposição de aviões históricos e réplica do caça F-39 Gripen.

foto: Divulgação Hangar 33

No segundo dia do evento, 30 de julho, o público também poderá presenciar o voo de um North American T-6, modelo utilizado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), que foi restaurado nos últimos anos com as cores originais do esquadrão e brasão da FAB.

Ambos aviões, Demoiselle e T-6, fazem parte do acervo de quase 20 aeronaves da Hangar 33, marca de moda idealizada pelo empresário catarinense Dênis Luiz Lunelli e inspirada nos universos da aviação e da aventura.

“[Estamos] contribuindo para que o grande público tenha oportunidade de ver no ar esta maravilha projetada pelo gênio que ele [Dumont] foi”, afirma Dênis, em nota enviada ao Viagem em Pauta.

VEJA WEB STORY

SAIBA MAIS

Museu Aeroespacial

Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos (Rio de Janeiro – RJ)

Tel.: (21) 2157-2986 / 2157-2537

De terça a domingo, das 9h às 16h

Entrada grátis

www2.fab.mil.br/musal/

Curiosidades do curioso Santos Dumont

‘Pai da aviação’, ‘Marechal do ar’, ‘Rei do Ar’ e ‘Brasileiro Voador’.

Apelidos não faltaram para descrever Alberto Santos Dumont. Porém, esse brasileiro de Palmira, na Zona da Mata, em Minas Gerais, foi muito mais do que o pai da máquina de voar mais pesada que o ar.

De relógio de pulso a motor portátil para alpinistas; de hangar à criação do termo ‘aeroporto’, tudo foram invenções desse mineiro fã da literatura de Júlio Verne.

dirigivel 5_Domínio Público
Dirigível N° 5 (foto: Domínio Público)

Mas Dumont tinha também manias curiosas, como evitar o número 8, superstição adquirida depois de um acidente no dia 8 de agosto, e uma preocupação com seu peso, que não deveria ser superior a 50 kg.

Nas lâminas a seguir, você conhece essas e outras curiosidades sobre Santos Dumont, que neste 20 de julho completaria 150 anos.

SAIBA MAIS: “12 curiosidades sobre Santos Dumont”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*