Os preços das passagens aéreas ainda estão nas alturas, mas a temporada de verão no Brasil promete ser a melhor, desde que a pandemia de coronavírus paralisou o setor, em 2020.
De acordo com a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o crescimento deverá ser de 6%, em relação à temporada anterior, quando serão ofertados 94 novos voos (81 nacionais e 13 internacionais).
Como não poderia ser diferente, o Nordeste receberá a maioria do novos voos, seguido do Sudeste, do Sul, do Norte e do Centro-Oeste. Entre os destaques, segundo a ABEAR, estão a Bahia, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas, Paraíba e Pernambuco, entre outros.
As mudanças no setor já estão sendo sentidas, desde o ano passado, quando a aviação civil brasileira superou a marca de 100 milhões de passageiros. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), foram movimentados 83,5 milhões de passageiros domésticos e 19,1 milhões em voos internacionais, entre janeiro e novembro de 2023.
Os números acima representam um crescimento de 5,1%, em relação a 2022, que fechou em 97,6 milhões de passageiros no Brasil.
Veja novidades das companhias aéreas no Brasil
LATAM
Para a temporada do Carnaval, entre os dias 9 e 16 de fevereiro, a empresa espera mais de 927 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. Por isso, estão programadas 500 saídas adicionais, totalizando assim 5.800 voos.
Entre os destinos nacionais mais procurados, no Carnaval 2024, estão São Paulo, Brasilia e Rio de Janeiro. No exterior, os destinos favoritos dos brasileiros são Santiago (Chile), Miami (EUA) e Lisboa (Portugal).
Após a decisão técnica do Ministério de Portos e Aeroportos, que revogou em 8 de novembro o limite de distância para voos no aeroporto Santos Dumont (RJ), a empresa manteve a operação de voos diretos do Santos Dumont para Brasília (DF), Vitória (ES) e São Paulo.
Só na capital paulista, o aeroporto de Congonhas terá 134 voos semanais para o Santos Dumont e outros 28, saindo de Guarulhos. Já Brasília e Vitória contarão, respectivamente, com 36 e 19 saídas semanais, em direção ao terminal nacional carioca.
Outros destinos como Confins (MG), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) continuam com saídas para o Galeão.
AZUL
Pensando na forte demanda corporativa, a aérea já comercializa bilhetes para a sua nova rota, entre Brasília (DF) e Belém (Pará).
Os voos começam no próximo dia 19 de fevereiro e serão operados por aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 passageiros.
O voo sai de Brasília às 22h50 e tem pouso previsto em Belém, à 01h05. Da capital paraense, a partida é às 3h15, com chegada às 05h35 no Distrito Federal.
“A capital federal é um dos nossos destinos mais procurados e Belém é uma conexão muito importante com a região Norte do país, ofertando voos para diversas cidades da região Amazônica”, explica Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul Linhas Aéreas.
LEIA TAMBÉM: “Azul faz 15 anos: conheça a história da companhia aérea”
VEJA TAMBÉM: “GOL lança avião das Tartarugas Ninja”
GOL
Uma das novidades é o novo voo entre Guarulhos (SP) e Bogotá, capital da Colômbia. Com quatro saídas semanais, os voos começam a ser operados, a partir de 31 de março de 2024.
Recentemente, a aérea anunciou também saídas internacionais, entre Navegantes (SC) e Ezeiza (Buenos Aires), com cinco voos semanais, até o dia 17 de fevereiro; Porto Seguro (BA) e Buenos Aires (2x por semana); Rio de Janeiro e Montevidéu, no Uruguai (4x por semana); São Paulo e Córdoba (3x por semana); e Rio de Janeiro e Rosário (3x por semana), ambos destinos na Argentina.
O Nordeste brasileiro ganha também novas frequências para a capital argentina, como Salvador (3x por semana); e Maceió, Recife, Natal, João Pessoa e Fortaleza (2x semanais, cada).
SKY Airline
Essa companhia aérea chilena de baixo custo anunciou duas novas rotas internacionais no Brasil.
A partir dos dias 15 e 16 de junho, respetivamente, a empresa começa a operar os voos Belo Horizonte – Santiago e Brasília – Santiago. Serão três frequências semanais, em cada uma das rotas e apenas durante o inverno na América do Sul.
Até o dia 14 de janeiro, a rota Brasília – Santiago custará a partir de R$ 881 (ida e volta, sem taxas), enquanto Belo Horizonte – Santiago terá preços a partir de R$ 639 (ida e volta, sem taxas).
Seja o primeiro a comentar