Divulgado sempre no final de maio, devido ao pico da temporada da Via Láctea, o “Milky Way Photographer of the Year 2023” acaba de divulgar sua lista com as 25 melhores fotos do fenômeno.
Em nota enviada com exclusividade ao Viagem em Pauta, o criador do concurso, Daniel Zafra, informou que essa edição recebeu mais de três mil imagens de fotógrafos de países como Argentina, Chile, Eslovênia, Hungria, Bulgária, Madagascar e Namíbia, entre outros.
“A qualidade da imagem, a historia por trás do clique e a inspiração são os principais fatores na hora de selecionar as fotos de cada ano”, descreve esse astrofotógrafo espanhol, criador do concurso e do “Capture the Atlas”, site com dicas para quem quer aprender a fazer fotos noturnas, sobretudo da Via Láctea.
Durante um ano, Dan faz uma curadoria, em busca não só dos fotógrafos mais reconhecidos no assunto, mas também de novos talentos.
Outro ponto levado em consideração em cada edição é o ineditismo de lugares onde esse “caminho de leite” formado pelas luzes de bilhões de estrelas ainda não tenha sido registrado, como as imagens de Socotra, no Iêmen, e de Madagascar, ilha na costa leste da África.
“[O concurso] aproxima também o nosso universo do público em geral para que ele aprenda e descubra mais sobre a galáxia em que estamos”, completa.
Quando ver a Via Láctea
No hemisfério norte, a temporada para ver o fenômeno vai de fevereiro a outubro. Já por aqui, no sul do planeta, a melhor época é entre janeiro e novembro, com pico em maio e junho.
O criador do concurso lembra também que um dos requisitos para avistar a Via Láctea são os céus escuros, longe da poluição luminosa dos grandes centros urbanos.
O caçador de Via Láctea avisa também que o ideal é evitar registros em noites nubladas ou com muita luz lunar. Segundo Dan, a melhor época para observar esse rastro no céu é durante a semana da Lua Nova, sobretudo entre meia-noite e 5 da manhã.
No site “Capture the Atlas”, o astrofotógrafo dá mais dicas de viagens e técnicas fotográficas.
VEJA MAIS FOTOS
LEIA TAMBÉM: “Dicas de livros para quem gosta de viajar”
Seja o primeiro a comentar