Divulgado sempre no final de maio, devido ao pico da temporada da Via Láctea, o “Milky Way Photographer of the Year 2023” acaba de divulgar sua lista com as 25 melhores fotos do fenômeno.
Em nota enviada com exclusividade ao Viagem em Pauta, o criador do concurso, Daniel Zafra, informou que essa edição recebeu mais de três mil imagens de fotógrafos de países como Argentina, Chile, Eslovênia, Hungria, Bulgária, Madagascar e Namíbia, entre outros.
“A qualidade da imagem, a historia por trás do clique e a inspiração são os principais fatores na hora de selecionar as fotos de cada ano”, descreve esse astrofotógrafo espanhol, criador do concurso e do “Capture the Atlas”, site com dicas para quem quer aprender a fazer fotos noturnas, sobretudo da Via Láctea.
![](https://i0.wp.com/viagemempauta.com.br/wp-content/uploads/2023/05/1rd_NIGHT-UNDER-THE-BAOBAB-TREES_STEFFI-LIEBERMANN.jpg?w=678&ssl=1)
Durante um ano, Dan faz uma curadoria, em busca não só dos fotógrafos mais reconhecidos no assunto, mas também de novos talentos.
Outro ponto levado em consideração em cada edição é o ineditismo de lugares onde esse “caminho de leite” formado pelas luzes de bilhões de estrelas ainda não tenha sido registrado, como as imagens de Socotra, no Iêmen, e de Madagascar, ilha na costa leste da África.
“[O concurso] aproxima também o nosso universo do público em geral para que ele aprenda e descubra mais sobre a galáxia em que estamos”, completa.
Quando ver a Via Láctea
No hemisfério norte, a temporada para ver o fenômeno vai de fevereiro a outubro. Já por aqui, no sul do planeta, a melhor época é entre janeiro e novembro, com pico em maio e junho.
O criador do concurso lembra também que um dos requisitos para avistar a Via Láctea são os céus escuros, longe da poluição luminosa dos grandes centros urbanos.
O caçador de Via Láctea avisa também que o ideal é evitar registros em noites nubladas ou com muita luz lunar. Segundo Dan, a melhor época para observar esse rastro no céu é durante a semana da Lua Nova, sobretudo entre meia-noite e 5 da manhã.
No site “Capture the Atlas”, o astrofotógrafo dá mais dicas de viagens e técnicas fotográficas.
VEJA MAIS FOTOS
LEIA TAMBÉM: “Dicas de livros para quem gosta de viajar”
Seja o primeiro a comentar