O verão ainda está a três sufocantes meses, mas em tempos de mudanças climáticas qualquer dia é pretexto para a gente querer se refrescar, nem que seja aqui mesmo perto de São Paulo.
Dessa vez, o Viagem em Pauta listou destinos para quem quer um banho, seja de mar ou de cachoeira, sem ter que ir muito longe.
Confira opções:
Parque das Neblinas
(Mogi das Cruzes)
Perto de São Paulo, entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, fica essa área de sete mil hectares de Mata Atlântica com opções de atividades de ecoturismo para todos os perfis de visitantes.
As atividades mais populares são os 20 quilômetros de trilhas com diferentes graus de dificuldade e com opções de roteiros autoguiados e monitorados.
As trilhas guiadas têm agendamento prévio obrigatório, como a Trilha da Pedra Riscada (10 quilômetros – ida e volta – e grau médio de dificuldade), com passagem pelo antigo carreador da época do cultivo de eucaliptos na área e pela Cachoeira da Pedra Riscada.
SAIBA MAIS: “O que fazer no Parque das Neblinas”
Já a Trilha do Mirante começa em uma antiga estrada na Mata Atlântica nativa, com muitas samambaias e micro-orquídeas, chegando até a represa do rio Itatinga, de onde é possível avistar o litoral. São 11 quilômetros de caminhada de nível médio.
O parque oferece também outras atividades, como cicloturismo e canoagem em caiaques infláveis, em passeios de cerca de um quilômetro que passa por áreas isoladas e pequenas corredeiras, no Rio Itatinga.
Serra do Mar
(São Paulo e São Bernardo do Campo)
O parque conta com dois núcleos bem pero de São Paulo: o Curucutu e o Itutinga-Pilões.
O primeiro é conhecido por um circuito que reúne três trilhas: Mirante, Bica e Capelinha, um percurso de de 1,6 quilômetro e dificuldade média, passando por atrativos como a capelinha histórica erguida por antigos moradores, o marco entre os municípios de São Paulo e Itanhaém, e um mirante elevado que, em dias de céu claro, permite ver a Estação Ecológica da Jureia e municípios litorâneos.
Com entrada por Marsilac, distrito no extremo sul da capital paulista, esse parque está a 60 quilômetros da Praça da Sé, aproximadamente, e a apenas 15 quilômetros de Itanhaém, no litoral sul.
Já o Núcleo Itutinga-Pilões, mais conhecido como parque Caminhos do Mar, fica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Além de opções de trilhas históricas como a Estrada Velha de Santos (16 quilômetros) e a Calçada do Lorena (sete quilômetros), uma via de pedras por onde dom Pedro I passou para proclamar a independência do Brasil, o parque abriga também a Trilha da Cachoeira da Torre.
Essa caminhada puxada de nove quilômetros de extensão (ida e volta) passa por uma antiga rota de acesso à uma torre de transmissão de energia elétrica, de onde se tem vista para o litoral e acesso para um conjunto de pequenas quedas d’água.
Apesar de contar com áreas para banho, vale lembrar que a trilha não tem vista nem acesso para a sequência de quedas que totaliza 130 metros.
Circuito das Águas Paulista
(interior de São Paulo)
De esportes de aventura a passeios culturais, esse roteiro turístico a 127 quilômetros da capital abrange nove cidades de regiões montanhosas do interior paulista.
O circuito fica na Serra da Mantiqueira e é formado pelos municípios de Águas de Lindoia, Lindoia, Amparo, Socorro, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.
SAIBA MAIS: “Como é o Circuito das Águas Paulista, no interior de São Paulo”
Itanhaém
(litoral sul)
Com 600 km² de extensão, metade disso em área de Mata Atlântica, a segunda cidade mais antiga do país, fundada em 1532, vai muito além das primeiras histórias brasileiras.
São 27 quilômetros de orla, divididos em 14 praias, quase todas já tomadas pela urbanização. As exceções são as que ficam mais ao sul, próximas a Peruíbe, como a bela Praia do Gaivota.
SAIBA MAIS: “Dicas e atrações de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo”
Peruíbe
(litoral sul)
O portal da Jureia fica na microrregião de Itanhaém, na Região Metropolitana da Baixada Santista, e não decepciona na variedade de praias, sejam urbanas ou mais isoladas. Quem chega nesse destino a 128 quilômetros da capital encontra opções que vão além do calçadão à beira-mar.
O cardápio de atrações da Terra da Eterna Juventude, como a cidade é conhecida, é tão variado quanto à biodiversidade dessa região de Mata Atlântica preservada, onde dá para fazer trilhas, praticar caiaque em área de mangue no tranquilo Rio Guaraú e até realizar tratamento de lama negra medicinal.
* Todos os destinos citados neste texto contam com roteiros detalhados no site do Viagem em Pauta (viagemempauta.com.br)
Seja o primeiro a comentar