foto: Unspalsh
Com crianças de férias, e pais nem sempre livres para cair na estrada, os livros são uma forma de trazer o mundo para dentro de casa.
Nesta web story, as crianças fazem uma viagem com essas dicas de livros que têm o mundo como cenário.
“O mundo num segundo”
(Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho)
O livro acompanha a passagem do tempo em diversas situações nos cinco continentes, da calmaria numa aldeia no Marrocos ao trânsito caótico no México.
“Terra de cabinha”
(Gabriela Romeu)
Brincadeiras na terra, corrida de jumento e fabricação caseira de peteca são alguns dos temas nesse belo relato de viagem com crianças da Chapada do Araripe, no Ceará.
“Viagem ao Brasil submarino”
(Maristella Colucci e Cláudia Carmello)
Primeiro livro sobre ambientes subaquáticos brasileiros para o público infanto-juvenil, a obra convida o leitor a nadar pelo mundo marinho, em locais como Ilha Grande, Abrolhos e Noronha.
“Grande Assim”
(Mhlobo Jadezweni)
Este livro bilíngue, em português e xhosa, é uma viagem pela savana africana que coloca luz sobre temas como resolução de problemas, autoestima, aceitação e consciência ambiental.
"ABCD ESPAÇO" (Celina Bodenmüller e Luiz Anelli)
"Novos dinos do Brasil" (Luiz E. Anelli e Julio Lacerda)
De A a Z, "ABCD ESPAÇO" traz verbetes relacionados à ciência espacial em forma de poesia.
Já “Novos Dinos do Brasil” tem belas ilustrações que dão o tom realista desse livro com 47 gigantes pré-históricos encontrados no Brasil...
“Irmãs da Chuva”
(Gabriela Romeu)
Conta a história de duas irmãs benzedeiras que tinham o dom de fazer chover no sertão com suas cantorias. E, se elas não cantarem juntas, o sertão pode até virar mar.
“À sombra da Mangueira”
(Angelo Abu)
Relatos orais de crianças e jovens de Maputo são acompanhados de belas ilustrações com tons e texturas inspirados nas capulanas de Moçambique.
“Trocoscópio”
(Bernardo Carvalho)
Livro só com peças geométricas que se sobrepõem, na página da esquerda, e são transpostas para a outra, criando um novo cenário.
“Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia”
(Fernando Pires)
Livro ilustrado com trechos dos diários de bordo que Mário de Andrade escreveu durante sua longa viagem para a Amazônia.
foto: Unspalsh