Eduardo Vessoni
Seja você do ziriguidum ou do sossego numa prainha isolada, fevereiro é o mês de viagem com dias de Sol, praia de águas agradáveis e um certo sentimento de despedida da temporada de verão.
Eduardo Vessoni
Segundo o Climatempo, a temporada 2023 será marcada pelo calor, cuja previsão é temperatura acima da média normal, sobretudo no Sul do Brasil e em quase todas as áreas do Sudeste.
Unsplash
Fevereiro é mês de ir para o Nordeste. Mas isso não é tudo neste país de mais de 7 mil km de litoral.
Unsplash
Águas doces de Aracaju
O mar não tem os mesmos tons cristalinos dos destinos vizinhos, mas o menor estado brasileiro é uma grande (boa) surpresa.
Eduardo Vessoni
Canindé de São Francisco
Durante o verão, as águas desses cânions a quase 200 km de Aracaju costumam ficar mais claras e os destaques são as navegações pelo rio São Francisco e a Trilha do Cangaço.
Eduardo Vessoni
De praia em praia, no Sul da Bahia
A travessia de bike pelas praias, entre Porto Seguro e Caraíva, tem cerca de 50 km e é puxada. Mas a recompensa são praias sem acesso para carro, banhos de rio e uma trilha de 11 km, da Praia do Espelho a Caraíva.
Eduardo Vessoni
Prado
Essa cidade no extremo sul baiano é outro destino imperdível, onde uma estrada simples beira mar passa por nove praias que podem ser acessadas de carro ou bicicleta, até Cumuruxatiba.
Eduardo Vessoni
Abrolhos
Embora não seja época de avistar baleias, é no verão que o visitante tem águas mais quentes e maior visibilidade para atividades aquáticas, como snorkeling e mergulho.
Divulgação
Paraíba
Com um litoral de menos de 140 km de extensão, os deslocamentos por ali são sempre curtos.
Eduardo Vessoni
Rio Grande do Norte
Nesta época do ano, o estado tem chuvas escassas e destinos menos badalados do Nordeste, como a Barra do Cunhaú e Galinhos.
Eduardo Vessoni
Divulgação
Ilha Grande (RJ)
No verão, as águas são quentes, mas com maior probabilidade de tempestades, no final da tarde, e longas esperas para a travessia em balsas, nos finais de semana.
Eduardo Vessoni
De Ubatuba a Ilhabela
Entre o último destino do litoral norte paulista, perto de Paraty, e a capital brasileira da vela, tem lugares onde só dá para chegar de barco. E, para conhecer o que nem todo mundo consegue ver, a dica é alugar um veleiro para chamar de seu.
Divulgação
Arraial do Cabo (RJ)
Para evitar a muvuca dos finais de semana e Carnaval, o destino é melhor aproveitado durante a semana. Aliás, é ali que fica a “praia mais perfeita” do Brasil.
Creative Commons
Superagui
Localizado no município de Guaraqueçaba, a caminho da Ilha do Mel, o Parque Nacional de Superagui tem quase 34 mil h de ilhas, canais, rios e praias isoladas.
Eduardo Vessoni
Florianópolis
Ao longo dos seus quase 420 km², entre ilha e continente, o destino garante opções para todos os perfis de banhistas: dos baladeiros aos aventureiros.
Eduardo Vessoni
Unsplash
foto: Creative Commons