Menos turistas, mar de águas calmas com melhores condições para banhos e boa visibilidade nas áreas de mergulho do Mar de Dentro.
A temporada de lagoas cheias vai até setembro, quando as lagoas em meio a dunas se enchem de água da chuva e formam imensas piscinas naturais.
Fica no Rio São Francisco, em Sergipe, a quase 200 km de Aracaju, e tem boas temperaturas nessa época do ano.
Após a vazante dos rios em Santarém (PA), as águas baixam e dão lugar a praias de água doce.
A cerca de 1h20 de avião de Belém, tem turismo urbano e no interior da maior floresta tropical do planeta.
Aliás, esta época é ideal também para visitar Manaus, que tem faixas de areia de praias de rio que se formam bem perto da cidade, como Ponta Negra e a Praia do Tupé.
Entre julho e outubro, expedições descem o Rio Araguaia, durante quatro dias, cerca de 70 km do Rio Araguaia, em Goiás.
Setembro é ideal também para conhecer a Chapada dos Veadeiros, cujos guias recomendam os períodos de transição das estações (setembro e outubro, e entre maio e junho).
Com águas geladas que não convidam para banhos, as trilhas são melhor aproveitadas nos meses de inverno, quando o céu é mais claro e as chuvas deram uma trégua.
A dica são as Cidades Históricas de Minas, com destaque para Tiradentes, a 190 km de Belo Horizonte.
Quem está em São Paulo, a opção é o Circuito das Águas Paulista, roteiro turístico que abriga nove cidades de regiões montanhosas do interior.
Em tempos de isolamento, alugar um veleiro é uma boa alternativa, em destinos como Paraty (RJ) e o litoral norte paulista, como Ubatuba e Ilhabela.