Conheça os ‘jardins de cerveja’ de Munique, na Alemanha

Tudo começou, há mais de 200 anos, com um decreto oficial.

Em 1812, Maximilian I, então rei da Baviera, encontrou uma solução para o excedente da produção de cerveja e autorizou as cervejarias locais a comercializarem seus produtos, diretamente, aos consumidores, em áreas ao ar livre, entre junho e setembro. Naqueles tempos sem refrigeração, a bebida era armazenada em adegas que ficavam sob castanheiras, onde os clientes aproveitavam a sombra das árvores para apreciarem ali mesmo a bebida recém-adquirida.

Nascia uma das mais famosas (e cobiçadas) tradições da Alemanha: o biergarten (‘jardim de cerveja’, em português) que, até hoje, inspira a prática de piqueniques em estabelecimentos localizados em parques e setores urbanos de diversas cidades alemãs, onde os clientes contam com bancos coletivos e serviços de restaurante.

Augustinerkeller (foto: Eduardo Vessoni)
Augustinerkeller (foto: Eduardo Vessoni)

Um dos destinos alemães mais famosos entre os apreciadores do ‘pão líquido’, como se conhecia a bebida entre monges, é Munique, capital da Baviera, a 380 km de Frankfurt.

Munique, endereço da tradicional Oktoberfest, conta com mais de 180 tipos desses jardins etílicos, cuja capacidade pode chegar a oito mil lugares.

Segundo o departamento oficial de turismo da Alemanha, o país conta com cerca de cinco mil tipos diferentes de cervejas, conhecidas também como o ‘ouro líquido’ e fabricadas em mais de 1.300 cervejarias, a maioria na Baviera.

LEIA TAMBÉM: “Alemanha é destino para fãs de carros e experiências inusitadas”

Conheça os ‘jardins de cerveja’ de Munique

⇒ Augustinerkeller

Augustinerkeller (foto: Eduardo Vessoni)
Augustinerkeller (foto: Eduardo Vessoni)

Inaugurado no mesmo ano da autorização do rei Maximilian I, esse é o primeiro biergarten de Munique, em funcionamento desde 1812.

O local, que preserva seu estilo desde 1895, possui cinco mil lugares e as cervejas são servidas debaixo de cem castanheiras. SAIBA MAIS

⇒ Hirschgarden

Hirschgarten, em Munique (foto: Wikimedia Commons)
Hirschgarten, em Munique (foto: Wikimedia Commons)

Com capacidade para até 8 mil pessoas, dos quais 1.200 lugares reservados para quem consome no restaurante local, este é considerado o maior ‘jardim de cerveja’ de toda a Baviera, e se localiza no parque Hirschgarten. SAIBA MAIS

⇒ Chinesischer Turm 
Considerado o segundo maior de Munique, com sete mil lugares, o biergarten do Englischer Garten fica ao lado da Torre Chinesa, em um dos parques mais belos da cidade.

Englischer Garten (foto: Digital Cat/Divulgação)
Englischer Garten (foto: Digital Cat/Divulgação)

⇒ Viktualienmarkt Market

Localizado no centro histórico de Munique, próximo a Marienplatz, esse mercado abriga um ‘jardim de cerveja’ de 1970 que comercializa todas as cervejas da região, diferente das opções anteriores que vendem apenas as bebidas produzidas nas cervejarias responsáveis pela administração dos biergartens.

Viktualienmarkt Market (foto: Eduardo Vessoni)
Viktualienmarkt Market (foto: Eduardo Vessoni)

⇒ Hofbrauhaus

Aberta em 1589, após o duque Wilhelm V se mostrar insatisfeito com a cerveja produzida em Munique, essa clássica cervejaria da capital da Baviera conta com um concorrido jardim externo para 400 pessoas que funciona como biergarten, em pleno centro histórico da cidade.

Destaque para as mesas sob castanheiras e rodeada pelas antigas muralhas do local. SAIBA MAIS

Hofbrauhaus, em Munique (foto: Divulgação)
Hofbrauhaus, em Munique (foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “Seis hotéis inusitados que você não deve deixar de conhecer na Alemanha”

SAIBA MAIS
Site oficial do turismo da Alemanha
www.germany.travel

 

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*