Turistas registram desprendimento de geleira no Chile

Desprendimento de geleiras na Patagônia são comuns (e naturais). Mas já não é novidade também que o aumento nas temperaturas globais tem alterado a dinâmica do planeta.

Na última sexta-feira, 9 de setembro, uma agência de viagens registrou o exato momento do desprendimento de parte do Ventisquero Colgante, na Patagônia chilena, a mais de 1.200 km de Santiago.

@surreal.travel/Reprodução

Segundo tuíte publicado pela ministra do Meio Ambiente do Chile, Maisa Rojas, a perda de massa é resultado da mudança no clima mundial e esses “eventos climáticos extremos serão mais frequentes e intensos”.

No entanto, essa não é a primeira vez que o fenômeno acontece no principal atrativo natural do Parque Nacional Queulat, na Carretera Austral Norte, a 195 km de Puerto Chacabuco.

No vídeo abaixo, um internauta registrou outra queda de parte da geleira, em março de 2019.


Neste outro vídeo, um usuário registrou também outro momento de desprendimento da galeria, em dezembro de 2012.


Patagônia chilena

Localizado na região de Aysén, o Ventisquero Colgante é uma das atrações da Carretera Austral.

Essa via com 1.240 km de extensão fica entre Porto Montt, marco zero da estrada, e Villa O’Higgins, povoado com cerca de 600 habitantes e porta de entrada para o Campo de Hielo Patagónico Sur.

O glacial é conhecido pela intensa massa de gelo que parece pendurada, a 200 metros de altura, na beira de um penhasco sobre um lago de origem glacial.

Ventisquero Colgante, no Parque Nacional Queulat, na Patagônia chilena (foto: Eduardo Vessoni)

Um dos destinos próximos ao glacial é Puyuhuapi, vilarejo criado em 1930 por uma política estatal que estimulava o povoamento daquela distante região, entregando terras gratuitas a europeus imigrantes.

Graças aos esforços dos primeiros colonos e dos moradores da Ilha de Chiloé, Puerto Puyuhuapi foi reconhecido pelo governo chileno, em 1971.

E tudo parece como naquela época: casas de madeira com chaminés, pesca artesanal de congrio e merluza e uma chuva insistente que cai sobre esse povoado de selva fria.

Vista do Puyuhuapi Lodge & Spa, em Puyuhuapi, na Patagônia chilena (foto: Eduardo Vessoni)

Por ali, os índices pluviométricos ultrapassam os quatro mil milímetros anuais, responsáveis por uma das paisagens mais verdes de todo o Chile.

Aliás, segundo especialistas, as chuvas recentes na região teriam sido uma das causas do desprendimento de parte do Ventisquero Colgante.

VEJA TAMBÉM: “Puyuhuapi é destino de águas termais da Patagônia chilena”

CONFIRA FOTOS

SAIBA MAIS: “Confira atrações da Carretera Austral”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*