Essa exposição itinerante não hesita em contar as histórias de ambições que não deram certo.
Exibida pela primeira vez na Suécia, a coleção com mais de 130 invenções fracassadas foi concebida pelo psicólogo e pesquisador de inovação, Dr. Samuel West, com o objetivo de inspirar os visitantes a inovarem sem medo de falhar.
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Depois de desembarcar na França, Taiwan, China continental e em algumas cidades dos Estados Unidos, agora é a vez de ser lançada no bairro do Brooklyn, em Nova York, no próximo dia 17 de março.
“É natural hospedar essa exposição na Industry City, um lugar vibrante e diversificado que abrange o espírito de inovação”, descreve em nota, Martin Biallas, fundador e CEO do SEE™ Attractions.
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Museu do Fracasso
Um dos destaques da exposição são os óculos inteligentes que o Google lançou em 2013, tirando o produto de circulação dois anos mais tarde.
Na época, o produto custava US$ 1.500 e causou furor entre entusiastas da tecnologia por conta da câmera embutida e dos controles de voz. Porém, segundo o próprio Museu do Fracasso, o brinquedinho não passava de um protótipo caro que não atendia às necessidades dos usuários.
Outra curiosidade exposta no museu é a New Coke (“Nova Coca-Cola”, em português).
Para atrair consumidores que preferiam a concorrente Pepsi, que tinha uma versão mais doce do refrigerante, a Coca-Cola mudou sua receita clássica, em 1985, e lançou esse que seria um dos maiores fracassos da empresa, enfurecendo consumidores com a alteração da receita clássica.
Aliás, diz a lenda que a estratégia teria sido uma maneira da empresa substituir o açúcar de cana por adoçantes mais baratos ou uma jogada de marketing.
Já a Rejuvenique (*1982–†1988) era uma máscara facial que prometia tonificar os músculos do rosto com… choques elétricos.
Na entanto, a invenção, que deveria ser fixada no rosto por 15 minutos, de três a quatro vezes por semana, foi classificada como uma máscara que dava a sensação de ter “mil formigas mordendo o rosto”, na descrição de uma usuária da época.
Sem falar que o produto nunca chegou a ser aprovado por órgãos de segurança.
“A ficção do futuro pode ser muito maior do que a realidade realmente é”, descreve o curador do Museum of Failure na Suécia, Samuel West.
Mas nem só com tecnologia se monta o acervo desse museu.
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Outro fracasso em exposição é a “Little Miss No Name Doll”, algo como “Bonequinha sem Nome”, em tradução literal.
Criada em 1965, a boneca não tinha absolutamente nada, sequer sapatos, e vinha apenas como um saco de estopa como única opção de roupa.
Curiosamente, ainda hoje é possível comprar a boneca de colecionadores por, pasmem!, US$ 150.
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SAIBA MAIS
Museum of Failure
quando: de 17 de março a 14 de maio
onde: Industry City – Brooklyn/N.Y (220 36th St)
quanto: a partir de $16.50
www.museumoffailure.com
Muito interessante essa pesquisa ea reunião desses dois itens raros, antigos e fracassados..rsrsr
Gostaria de visitar esse “fracasso de museu”…
Muito interessante essa pesquisa ea reunião desses itens raros, antigos e fracassados..rsrsr
Gostaria de visitar esse “fracasso de museu”…
Poderia vir para o Brasil em São Paulo
Também achamos, Priscila!!!
Espero que venha para São Paulo no Brasil!!!
Também esperamos, Patrícia.
Abraços e seja sempre bem vinda por aqui.
Gostaria muito que o museu viesse para São Paulo
Esse Museu Está Destinado ao Fracasso
kkk