Quem disse que o interior paulista não tem praias?

Bem longe daquele mar de concreto que abraça as maiores cidades do estado de São Paulo, praias de águas calmas (com areia e tudo) dão outros tons ao turismo paulista.

Com quase cem municípios, o interior tem praias de águas doces e estrutura turística para quem quer se refrescar em águas de rio. Ou vai dizer que você sabia que São Paulo tem um Pantanal para chamar de seu e até mergulho no interior de uma usina desativada, em pleno Rio Tietê?

Nesta lista preparada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, você conhece sete municípios do interior onde vai dar praia.


Praias do interior paulista

Mendonça
(467 km da capital)

Em pleno Rio Tietê, essa cidade de pouco mais de seis mil habitantes tem como principal atrativo o Centro de Lazer Praia da Barra Bansa, conhecido também como Prainha de Mendonça.

São três quilômetros de areia com infraestrutura com quiosques, banheiros, piscinas com tobogã, área de camping e área para futebol de praia.

Vista aérea de Mendonça (foto: Governo do Estado de São Paulo)

VEJA TAMBÉM: “6 atrativos para se refrescar na cidade de São Paulo”

Buritama
(537 km da capital)

Na falta de um, essa cidade é banhada por três rios: Tietê, Palmeirinha e Santa Bárbara.

O destino abriga a Prainha, no Parque Turístico João Simão Garcia, onde é possível fazer passeios de catamarã na eclusa da Usina Hidroelétrica Nova Avanhandava. Em uma área de 1,2 mil m² de praia, o local tem quiosques, churrasqueiras, banheiros com duchas e área de camping, além de atividades rurais e de pesca.

foto: Prefeitura de Buritama

LEIA TAMBÉM: “4 destinos turísticos diferentões em São Paulo”

Mira Estrela
(586 km da capital)

Banhada pelo Rio Grande, essa pequena cidade de 3.126 habitantes já foi considerada pela ONU uma das melhores cidades do Brasil para se viver.

Esse destino turístico no extremo norte do estado é conhecido pela Prainha Municipal, a 11 km do centro urbano, uma área arborizada de 7,2 hectares com chalés, camping, churrasqueiras, quiosques, sanitários, lanchonete, restaurante e área de pesca de dourado, surubim e tucunaré.

Vista aérea de Mira Estrela (foto: Governo do Estado de São Paulo)

LEIA TAMBÉM: “O que fazer na Serra do Mar, em São Paulo”

Santa Clara D’oeste
(636 km da capital)

Na divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, esse município de 2.598 habitantes é o marco zero do Rio Paraná e abriga um dos maiores complexos turísticos do estado.

O Grandes Lagos Resort e Parque Aquático tem brinquedos como tobogãs, playground molhado e piscinas de águas naturalmente quentes. O destino tem também a Prainha Municipal do Coti e a prainha de Rosana, ponto de partida para passeios no rio Paraná.

Prainha do Coti (foto: Prefeitura de Santa Clara D´oeste)

Presidente Epitácio
(667 km da capital)

O destaque é o Parque Figueiral, às margens do Rio Paraná e a cerca de cinco quilômetros do centro da cidade.

O local tem praia de água doce, tobogã, quadra poliesportiva, campo de areia, lanchonetes, restaurante e áreas de recreação.

Presidente Epitácio (foto: Governo do Estado de São Paulo)

VEJA TAMBÉM: “Destinos para conhecer em São Paulo”

Itapura
(677 km da capital)

Fica na foz do Rio Tietê, no encontro com o Rio Paraná, em uma região conhecida como Pantanal Paulista.

O destino foca suas atividades no ecoturismo, como mergulho na Usina Submersa Eloy Chaves, banhos na Prainha Municipal de Itapura e cachoeira na zona rural da cidade, onde fica a Córrego da Onça.

Itapura (foto: Governo do Estado de São Paulo)

Rosana
(749 km da capital)

Localizada entre os rios Paraná e a Paranapanema, no extremo oeste do estado, se destaca pelo Turismo de Pesca, por conta da abundância de peixes como tucunaré, pintado, jaú, dourado e tilápia.

O turismo local tem também a Praia Jurerê Nacional, com águas calmas e banco de areia, e o Balneário Municipal, com suas 16 ilhas no Rio Paraná.

foto: Prefeitura de Rosana

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*