“Dá licença de contar, que aqui onde agora está esse ´adifício arto’ era uma casa velha”.
Os versos de uma das músicas mais famosas de Adoniran Barbosa acaba de virar e será exibido pela primeira vez no Brasil, durante a 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Dirigido por Paulo Serrano e com Paulo Miklos no papel principal, ‘Saudosa Maloca’ combina drama e fantasia, e traz Adoniran com 72 anos, narrando ao garçom de um bar histórias de uma São Paulo que não existe mais.
Entre as lembranças do compositor e cantor João Rubinato, nome de batismo do autor de ‘Trem das Onze´, estão os amigos Matogrosso e Joca, vivendo numa maloca que já não existe mais.
LEIA TAMBÉM: “Filmes para viajar na Mostra Internacional de Cinema São Paulo”
Com a ajuda do samba, o trio sobrevive à pobreza e à fome, mas tem seu modo de vida ameaçado quando o tradicional bairro do Bexiga começa a passar por transformações.
À medida que conta seus “causos”, Adoniran estreita sua relação com Cícero e ambos são testemunhas do crescimento desenfreado da metrópole, como a especulação imobiliária.
“É um tributo à obra de um dos maiores sambistas de São Paulo e também uma reflexão sobre questões sociais importantes da cidade” descreve o diretor, em nota enviada ao Viagem em Pauta.
Um dos destaques de ´Saudosa Maloca’, que tem cenas cenas gravadas no centro cultural Vila Itororó, no Bexiga, são as falas e personagens presentes em outros sambas de Adoniran, costurados numa só trama e compondo assim uma crônica social bem humorada da cidade de São Paulo.
Porém, essa não é a primeira vez que o diretor e roteirista Paulo Serrano circula pelo universo de Adoniran.
Em 2015, Serrano lançou o curta ‘Dá Licença de Contar´, que também trazia o trio central no elenco fazendo os mesmos personagens. Cinco anos mais tarde, o diretor lançou ainda o documentário ´Adoniran, Meu Nome é João Rubinato’.
O longa tem estreia no dia 22 de outubro, às 19h, na Cinemateca de São Paulo, e será precedida de uma roda de samba comandada por Everson Pessoa e convidados. O filme tem previsão de entrar no circuito nacional no dia 22 de fevereiro de 2024.
VEJA FOTOS
SAIBA MAIS
‘Saudosa Maloca’
duração: 108 min
direção: Paulo Serrano
elenco: Paulo Miklos, Gero Camilo, Gustavo Machado, Leilah Moreno, Ney Piacentini, Noemi Marinho, entre outros.
Cinemateca Brasileira
Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo
Seja o primeiro a comentar