Apertem os cintos porque o piloto vai fazer mais uma manobra em parafuso.
No próximo dia 7 de dezembro, estreia nos cinemas ‘O Sequestro do Voo 375’, produção nacional que conta a história real do desempregado Raimundo Nonato Alves da Conceição (Jorge Paz).
Em 1988, esse maranhense se rebelou contra o então presidente do Brasil, José Sarney, e orquestrou o sequestro de um voo comercial para um atentado ao Palácio do Planalto.
LEIA TAMBÉM: “Séries e filmes latino-americanos para ver no streaming”
O piloto do Boeing 737-317, Murilo (Danilo Grangheia), fazia a rota Porto Velho-Rio de Janeiro, quando o passageiro anunciou o sequestro, durante o trecho Belo Horizonte – Galeão, ordenando que os pilotos desviassem a rota para Brasília, a fim de colidir a aeronave contra o Palácio do Planalto.
O filme, que tem direção de Marcus Baldini e coprodução da Star Original Productions, foi gravado no icônico estúdio Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP) e contou com uma robusta estrutura de filmagens, como a recriação do avião da Vasp envolvido no sequestro que, anos mais tarde se tornaria uma espécie de 11 de setembro brasileiro.
Conheça o elenco de ‘O Sequestro do Voo 375’
*os personagens do filme podem não necessariamente condizer com pessoas da vida real
COMANDANTE MURILO
(DANILO GRANGHEIA)
Antigo membro da Esquadrilha da Fumaça, esse piloto comercial era apaixonado pela aviação e por manobras aéreas. Aventureiro e de forte espírito de liderança, foi ele quem fez, já quase sem combustível no avião e próximo ao aeroporto de Goiânia, a manobra em parafuso para desequilibrar o sequestrador.
O ator e diretor Danilo Grangheia participou de produções como ‘Esperando Godot’ (2021) e ‘Hebe’ (2019).
RAIMUNDO NONATO
(JORGE PAZ)
De família humilde, esse motorista de trator desempregado e com dificuldades para sustentar a família decide matar o presidente José Sarney – que ele considera culpado pela hiperinflação brasileira – para salvar o país.
O ator cearense de Sobral tem participação em sucessos como ‘Marighella’ (2019) e ‘Cangaço Novo’ (2023).
LUZIA
(ROBERTA GUALDA)
É a operadora de voo do Cindacta (Centro Brasília), onde se destacou como uma das funcionárias mais eficientes do seu local de trabalho. Como mulher e civil, ela luta para ter voz e por meio da sua inteligência e percepção, consegue alcançar os seus objetivos.
Os trabalhos mais recentes da atriz Roberta Gualda foram nas novelas ‘Amor de Mãe’ (2022) e ‘Vai na Fé’ (2023) e na série ‘O Rei da TV’ (2022).
EVANGELISTA
(CESAR MELLO)
Vangelis, como também era conhecido, foi o co-piloto escalado para realizar o voo VASP 375 ao lado do Comandante Murilo, seu amigo de longa data.
O co-piloto foi morto pelo revólver calibre 32, quando o sequestrador lhe deu um tiro, após Evangelista tentar contato com o controle de tráfego aéreo.
O ator Cesar Mello é paulista de Carapicuíba e atuou na novela ‘Viver a Vida’ (2009) e no filme ‘Doutor Gama’ (2021), em que representou Luiz Gama.
CLAUDIA
(JULIANA ALVES)
É a comissária-chefe da tripulação do voo VASP 375 que assume o controle na cabine do avião enquanto o sequestro ocorre no cockpit.
Juliana, que já foi bailarina no Domingão do Faustão, participou de novelas como ‘Chocolate com Pimenta’ (2003), ‘Caminho das Índias’ (2009) e ‘Salve-se Quem Puder’ (2021).
O filme ‘O Sequestro do Voo 375’ tem também no elenco os atores Adriano Garib, que interpreta o Brigadeiro Bastos, disposto a abater a aeronave sequestrada para “manter a ordem”; Claudio Jaborandy (Sobral Quintanilha, ministro-chefe da Casa Civil); e Gabriel Gody, que atua como um delegado da Polícia Federal, responsável pela operação de resgate do voo 375 da VASP.
LEIA TAMBÉM: “Curiosidades de Motown, a fábrica de hits dos EUA”
Seja o primeiro a comentar