Hopi Hari faz 25 anos: veja fotos históricas

Por pouco, o Hopi Hari não foi uma espécie de irmão interiorano do Playcenter, um dos parques temáticos de maior sucesso no Brasil.

Iniciada em 1997, a construção do Playcenter Great Adventure seria um segundo empreendimento da empresa que, em crise, na época, acabaria vendendo o projeto no interior paulista para a GP Investimentos.

Há 25 anos, nascia o País Mais Divertido Do Mundo, no município de Vinhedo, a 30 quilômetros de Campinas. Inaugurado em novembro de 1999, a um custo de cerca de US$ 200 milhões, o Hopi Hari surgia como um dos maiores parques de diversão da América Latina.

Hopi Hari durante construção (foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “O Playcenter vai voltar? Veja atrações do parque recém-comprado”

Um dos primeiros brinquedos a serem erguidos no parque, cuja montagem de todas as atrações levou pouco mais de um ano, foi a antiga La Tour Eiffel, que deve ser reinaugurada em breve como Le Voyage, com altura equivalente a um edifício de 23 andares.

Porém, o ícone do Hopi Hari segue sendo a Montezum, a maior montanha-russa de madeira do continente, um trajeto de 1.200 metros, a 103 km/h, que leva cerca de dois minutos. A obra, também uma das primeiras do parque, exigiu a mão de obra de 60 pessoas ao mesmo tempo, entre carpinteiros e mecânicos.

Suas curvas, aliás, foram inspiração para a “ameba”, como o logo do parque é, carinhosamente, chamado entre seus colaboradores e frequentadores.


Hopi Hari: 25 anos

A ideia de que o parque deveria ser um país, com língua própria e tudo, o hopês, surgiu de uma equipe de cerca de 100 pessoas que chegou a ter aulas de papiamento, língua crioula falada em Curaçao, no Caribe holandês.

Outro detalhe escolhido a dedo foi a localização daquele país fictício.

A Região Metropolitana de Campinas, a 72 quilômetros da capital paulista, tem temperatura média de 24 °C e clima ameno adequados para a instalação de um parque temático daquele porte.

7_hopi hari_divulgação
Montezum (foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “Como surgiu a 1ª montanha-russa do mundo”

Atualmente, são dezenas de dias de sol em uma área de 760 mil m², onde funcionam mais de 40 atrações em cinco setores temáticos: Infantasia (área infantil), Kamina Mundi (área histórica), Mistieri (endereço da maior montanha-russa de madeira da América Latina), Wildwest (em referência ao Velho Oeste estadunidense) e Aribabiba (brinquedos radicais).

A comemoração dos 25 anos do parque, cujo principal acionista é a empresa Brooklyn Internacional Group, foi iniciada no último dia 25 de março, Dia Internacional da Felicidade, com ações voltadas para o público portador da Síndrome de Down, e autistas, entre 5 e 8 de abril.

Outra novidade é a reinauguração da atração Speedi ‘64, uma espécie de montanha-russa infantil em que os visitantes fazem um circuito em um carrinho amarelo inspirado nos clássicos Ford Fairlane 500 e Chevy Bel-Air de 1957.

SAIBA MAIS

Hopi Hari
Rodovia dos Bandeirantes, km 72 – Vinhedo/São Paulo

De quinta a domingo, das 11h às 19h

Ingressos a partir de R$ 59,90

hopihari.com.br

CONFIRA FOTOS ANTIGAS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*