Entre os dias 28 de novembro (quinta-feira) e 1º de dezembro (domingo), acontece em São Paulo, em parceria com a ONU no Brasil, mais uma edição da Virada Sustentável, considerada o maior festival de sustentabilidade do país.
Com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, o evento tem participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.
Entre os destaques da programação com mais de 800 atividades tem cinema ao ar livre no Minhocão e no Parque Ecológico do Tietê, instalações artísticas, performances ao vivo, piquenique nos Parques Augusta e Bixiga, entre outras atrações.
As atividades serão divididas em três eixos principais: cultura, ação e conhecimento.
Um dos grandes destaques deste ano será a criação de “praias”, como a Prainha de Paulista, próximo da roda-gigante do Parque Estadual Cândido Portinari, na marginal Pinheiros, e da margem do Rio Pinheiros, com programação cultural e espaço para piquenique.
O público poderá ver também instalações impactantes espalhadas pela cidade, como os Girassóis, de Eduardo Baum, em frente ao Teatro B32, no Itaim Bibi, e o Tsunami de Plástico, de Mundano, que chega pela primeira vez à cidade e será exibido na Praça Roosevelt, no Centro. No Parque da Cidade – Parque Linear, a escultura interativa Óculos, olhando para o futuro, de Ágatha de Faveri, oferece dois pontos de vista contrastantes: um mundo sustentável e outro degradado.
“Esse ano, propomos um modelo de ‘acupuntura urbana’, distribuído por toda a cidade, com o objetivo de impactar também pessoas que normalmente não estão atentas diretamente a estes assuntos, promovendo uma abordagem positiva, criativa e inspiradora para estimular a reflexão sobre sustentabilidade”, comenta o cofundador da Virada Sustentável, André Palhano, em nota enviada ao Viagem em Pauta.
A programação de parceiros inclui atrações e atividades especiais em unidades do SESC-SP, Senac, Fábricas de Cultura, Parques Municipais e Estaduais, CEUs e Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros, em todas as regiões da cidade.
Além da progrmação, onze estações do Metrô de São Paulo abrigará, até o próximo dia 30, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o descarte gratuito de lixo eletrônico. As estações participantes são: Linha 1 – Azul (Jabaquara, Luz, Saúde, Pátio Jabaquara – Bloco N), Linha 2 – Verde: (Clínicas, Tamanduateí, Sacomã), Linha 3 – Vermelha: (Praça da Sé e Tatuapé) e Linha 15 – Prata: (São Mateus e Vila Prudente).
SAIBA MAIS
Virada Sustentável São Paulo
De 28 de novembro a 1º de dezembro
viradasustentavel.org.br
LEIA TAMBÉM: “Filme acompanha as viagens de Mujica, ex-presidente do Uruguai”
Seja o primeiro a comentar