Em janeiro de 2025, o turismo estrangeiro no Brasil viu 1.483.669 turistas internacionais desembarcarem por aqui, tornando o mês passado o melhor primeiro do ano desde 1970, quando foi iniciada série histórica.
Os dados foram levantados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal e representam um aumento de 55% em relação ao mesmo período de 2024, quando o país teve um registro de 956.737 visitantes estrangeiros.
“Nenhum país no mundo teve um crescimento nessa dimensão na chegada de turistas. São 55% a mais que no ano passado, que já havia sido recorde”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em nota enviada ao Viagem em Pauta.

LEIA TAMBÉM: “6 praias brasileiras (e um banco de areia) que parecem piscinas”
Turismo estrangeiro no Brasil: argentinos puxam crescimento
Entre os turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil, em janeiro, a Argentina foi a principal emissora para o país, algo em torno de 870 mil visitantes, o que representa um crescimento de 92% em comparação ao ano passado.
A presença dos chilenos também representa um aumento expressivo. Em janeiro deste ano, 103.620 turistas do Chile estiveram no Brasil, um crescimento de 34% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Além do turismo de negócios, as razões para escolher o Brasil são variadas, como as praias e o ecoturismo. Porém, para Freixo, os números são resultado das parcerias estratégicas para atrair turistas de todo o mundo, mais opções de pacotes e voos, e mais informações sobre o que é possível encontrar por aqui.
VEJA TAMBÉM: “Por que o Brasil não consegue atrair turistas estrangeiros”
Seja o primeiro a comentar