Responsável por títulos como “Meu Amigo Totoro”, “A Viagem de Chihiro” e “O Castelo Animado”, o Estúdio Ghibli terá seu 40º aniversário celebrado com um festival de cinema que exibirá nas telonas de São Paulo as animações desse estúdio japonês.
A celebração será dupla, pois 2025 marca também as quatro décadas da SATO COMPANY, empresa pioneira na distribuição de conteúdos asiáticos de sucesso de público e crítica como “Akira”, “National Kid”, “Ultraman”, “Jaspion”, “Jiraiya”, entre outros.

LEIA TAMBÉM: “Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba faz 140 anos: veja como é a viagem de trem”
Dividido em duas partes, o festival terá 22 títulos no total, a partir de 18 de setembro com 14 filmes, entre eles, “Meu Amigo Totoro” (1988), sobre a relação de duas irmãs com um espírito da floresta, e o clássico “A Viagem de Chihiro” (2001), vencedor do Oscar de Melhor Animação e eleito recentemente pelo New York Times como o 9º melhor filme do século XXI.
Dirigido pelo mestre Hayao Miyazaki, o filme é sucesso internacional e conta a jornada da jovem Chihiro por um mundo mágico repleto de deuses, espíritos e desafios que refletem o crescimento pessoal.
“Essa é uma chance única de vivenciar grandes clássicos da animação mundial na tela grande, com toda a beleza e profundidade que só o cinema pode proporcionar”, aposta a empresa, em nota enviada ao Viagem em Pauta.
Já a segunda da mostra com oito título está programada para estreiar no primeiro semestre de 2026.
Confira títulos do Estúdio Ghibli
* Mostra Ghibli Parte 1 (setembro de 2025)
Nausicaä do Vale do Vento (1984)
Após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surge uma floresta que exala gases venenosos.
Meu Amigo Totoro (1988)
Duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante.
Túmulo dos Vagalumes (1988)
Em meio aos bombardeios que devastam o Japão nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, dois irmãos, Seita e Setsuko, lutam para sobreviver em uma realidade marcada pela fome, pelo abandono e pela perda.
O Serviço de Entregas da Kiki (1989)
Ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, Kiki deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma bruxa e passar lá um ano morando sozinha em uma espécie de estágio.
Memórias de Ontem (1991)
Taeko é uma mulher solteira de 27 anos que se dedica apenas ao trabalho. Ela sai de sua nativa Tóquio pela primeira vez e viaja a Yamagata para visitar a família da irmã durante a colheita anual de açafrão-bastardo. Ao longo da viagem, ela começa a questionar se sua vida estressante é o que desejava quando jovem.
Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)
Marco Porcellino, mais conhecido como Porco Rosso, é um aviador caçador de recompensas que luta contra piratas aéreos. Cansados de serem derrotados por Porco, os piratas se unem e contratam um piloto americano para duelar com ele.
Eu Posso Ouvir o Oceano (1993)
O estudante universitário Taku recorda a chegada da aluna Rikako, dois anos atrás, e o fatídico verão que colocou à prova sua amizade com Yutaka.

Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins (1994)
Os guaxinins das colinas de Tama estão sendo expulsos de suas casas pelo rápido desenvolvimento de casas e shoppings. À medida que fica mais difícil encontrar comida e abrigo, eles decidem se unir e revidar.
Sussurros do Coração (1995)
Shizuku é uma estudante que sonha em ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que ela pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.
Meus Vizinhos os Yamadas (1999)
Takashi Yamada e sua esposa maluca Matsuko, que não tem talento para os afazeres domésticos, navegam pelos altos e baixos do trabalho, casamento e vida familiar com uma avó de língua afiada que vive com eles, um filho adolescente que deseja ter pais mais descolados e uma filha irritante cuja voz alta é incomum para alguém tão pequena.
A Viagem de Chihiro (2001)
Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçaria. Quando seus pais são misteriosamente transformados, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família ao mundo exterior.
O Castelo Animado (2004)
Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia para encontrar um misterioso feiticeiro que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.
Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008)
Um garoto de 5 anos chamado fica amigo de uma princesa peixinho-dourado chamada Ponyo, que quer desesperadamente virar humana.
Vidas ao Vento (2013)
O mestre da animação Hayao Miyazaki conta uma história inspirada na vida de Jirô Horikoshi, designer do avião Zero da Segunda Guerra.
VEJA TRAILER
LEIA TAMBÉM: “Exposição no MIS Experience é viagem nas viagens de Júlio Verne”
Seja o primeiro a comentar