Baías abrigadas, águas calmas e marinas bem estruturadas. Essas são algumas das condições para quem viaja pela Costa da Dalmácia, na Croácia, entre a Itália e a Península Balcânica.

Considerado um dos melhores pontos do mundo para velejar, esse país do Leste Europeu tem cerca de mil ilhas e 700 praias.
A costa croata abriga um mar de ilhas que facilita o deslocamento entre um pedaço e outro de terra, em viagens curtas até cidades pequenas, aos pés da Biokovo, a segunda maior cadeia de montanhas do país.
Porém, o país vai muito além de Dubrovnik, a parada mais famosa em toda a costa croata.
Esse destino no extremo sul da Costa da Dalmácia é conhecido pelo centro histórico amuralhado, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e foi Cenário da série Game of Thrones.
VELEIRO NA CROÁCIA
VEJA DESTAQUES
SPLIT
No sul da Costa da Dalmácia, essa cidade fica a 410 km de Zagreb e é um dos principais pontos de partida dos veleiros pela região. De avião, são cerca de 50 minutos de voo, entre o destino e a capital croata.
ZADAR
Ao norte de Split, essa cidade de arquitetura medieval é conhecida pelo Morske orgulje (‘Órgão do Mar’, em português), uma curiosa instalação artística com canos sob o calçadão beira mar, cujo som é resultado do movimento das águas do mar.
VEJA VÍDEO
SAIBA MAIS: “Conheça o instrumento que toca música com as ondas do mar, na Croácia”
MAKARSKA
Aos pés da Biokovo, a cidade é conhecida não só pelas praias de pedras brancas, mas também pelo pôr do sol em uma baía abrigada que costuma entrar na lista dos finais de tardes mais bonitos do mundo. Destaque para os mercados de frutas e produtos feitos com lavandas.
ILHA BRAC
Essa ilha em frente à Makarska tem uma das praias mais concorridas da costa croata: Zlatni rat, situada em uma península em forma de triângulo. Esse pedaço de terra com cerca de 396 m² é uma das maiores ilhas do Adriático.
STARI GRAD
Essa marinha abrigada é um dos pontos mais abrigados de todo o Mar Adriático e fica na ilha de Hvar, localizada em frente a Makarska. O local dá acesso a uma trilha íngreme até o forte Španjola, com vista única da região.

QUANDO IR
A melhor época é entre maio e setembro. Porém, evite a alta temporada (julho e agosto) quando os valores costumam subir e as marinhas do Adriático ficam congestionadas.
QUEM LEVA
Katarina Line
Viagens de sete noites, incluindo café da manhã, almoço e Wi-Fi.
www.katarina-line.com
CONFIRA VÍDEO COMPLETO
Seja o primeiro a comentar