Isso quer dizer que em destinos como a Austrália, Madagascar e Galápagos, só para citar alguns exemplos, são alguns dos endereços para ver uma bicharada diferente como cangurus, lêmures e tartarugas gigantes centenárias.
A maioria das fronteiras internacionais ainda se encontram fechadas, mas neste post você faz uma viagem virtual por essa galeria de animais diferentões e exclusivos de certos países.
VEJA FOTOS
Confira alguns dos animais endêmicos que podem ser encontrados em destinos turísticos ao redor do mundo:
GALÁPAGOS
Declarado uma das maiores reservas marinhas do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, esse arquipélago que tanto inspirou o jovem Charles Darwin é o ideal para ver animais endêmicos.
E a melhor notícia é que, por conta da colonização humana tardia, os bichos dessa região isolada a mil km da costa do Equador tendem a ter uma certa tolerância à aproximação de visitantes.
Galápagos é conhecido pelas tartarugas gigantes centenárias que chegam a 300 kg e pelas iguanas marinhas únicas em todo o planeta, que podem ser vistas nas praias da Baía Tortuga, na Ilha de Santa Cruz.
VEJA TAMBÉM: “Conheça a Avenida dos Vulcões, no Equador”
ARGENTINA
É um coelho? Um canguru? Não, é a mara patagônica, uma falsa lebre dos setores áridos do centro e do sul da Argentina.
Considerado um dos maiores roedores do mundo, esse animal endêmico pode ser encontrado em locais como a Península Valdés, na Patagônia argentina.
VEJA TAMBÉM: “Patagônia argentina ou chilena? Saiba quais são as diferenças e programe-se”
AUSTRÁLIA
É conhecida por seu alto grau de endemismo, cujos 85% dos animais e plantas encontrados ali são exclusivos desse país da Oceania.
É lá que dá para animais como cangurus de diferentes tamanhos, ornitorrincos, crocodilos gigantes de até sete metros de comprimento e coalas.
A 240 km ao sul da Austrália, a Tasmânia é outro lugar para ver animais endêmicos como o simpático vombate e o pademelon, uma espécie de canguru em miniatura).
MADAGASCAR
Os hiperativos lêmures são a imagem mais conhecida dessa ilha no oceano Índico, próximo à costa leste da África.
Com dimensões que variam do minúsculo microcebus (o “lêmur rato”) ao indri (a versão negra e a maior desse primata endêmico), são divididos em até 50 espécies e sub-espécies, e podem ser encontrados em parques nacionais da ilha como Andohahela, onde podem ser encontrados os lêmures saltadores conhecidos como “sifakas”; e o Andasibe, o parque nacional mais popular de Madagascar, habitat de 13 espécies de lêmures.
A brookesia micra é outra espécie única (e frágil) de Madagascar, considerado o menor camaleão do mundo, cujo comprimento não passa de 2,5 cm.
Para ver outros animais endêmicos, clique aqui e confira web stories no site do Viagem em Pauta.
VEJA TAMBÉM: “Saiba como é um safári na África do Sul”
Seja o primeiro a comentar