Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ganha novo parque no Dia Nacional do Cerrado

E

nquanto a Amazônia e o Pantanal são consumidos por incêndios causados pela ação humana, uma das maiores tragédias em ambos biomas brasileiros, ainda é possível dar boas notícias ambientais.

Considerada a primeira unidade de conservação do Brasil a ter gestão compartilhada, entre a prefeitura de Alto Paraíso e o Governo de Goiás, o Parque Estadual Águas do Paraíso foi oficializado nesta sexta-feira (11 de setembro), na Cachoeira dos Couros.

O novo atrativo com cerca de cinco mil hectares fica na região das Cataratas do Rio dos Couros, em uma área conjugada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás.

VEJA VÍDEO

SAIBA MAIS: “5 motivos para visitar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás”

Assim como informou a governo goiano, em nota enviada ao Viagem em Pauta, a criação dessa unidade de conservação pretende “promover a recuperação de áreas degradadas e controlar o uso público dessa região” que tem sofrido “com ameaças diversas, como compactação do solo e queimadas”.

Para Andrea Vulcanis, titular da Semad, com a criação do parque “será possível estabelecer os limites definitivos para a área protegida, promover a recuperação das degradadas e controlar o uso público da região”.

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, durante assinatura que cria o o Parque Estadual Águas do Paraíso, na Chapada dos Veadeiros (foto: Divulgação/SECOM)

A criação do parque, que inicialmente se chamaria PE das Cataratas do Rio dos Couros, foi anunciada no final de junho pelo governador Ronaldo Caiado, quem assinou na manhã de hoje o decreto que oficializa o parque.

Com a formalização do local, espera-se também a realização de pesquisas científicas, educação ambiental e atividades de ecoturismo.

A escolha do nome da nova unidade foi através de enquete virtual promovida pela SEMAD-GO (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento) com 825 internautas que votaram em uma das cinco sugestões de nomes: Parque Estadual Águas do Paraíso, PE Adílio Augusto Valadão de Miranda, PE Cataratas dos Couros, PE das Águas de Veadeiros e PE Chapada de São Vicente.

Cataratas dos Couros, na Chapada dos Veadeiros (foto: Divulgação/SECOM)

O nome Parque Estadual Águas do Paraíso foi a preferência de 39% dos votos.

Em publicação no Instagram no início da tarde de hoje, a SEMAD-GO afirma que o “nome fortalece, de maneira singular, a identidade do território e das pessoas que lá habitam.”

Catarata dos Couros

A principal atração do local, a 52 km de Alto Paraíso, são as impressionantes quedas d’água que chegam a 100 metros de altura e formam diversos poços naturais para banhos.

Em nota, a SEMAD-GO explica que o nome da atração é da época em que caçadores lavavam os couros de suas caças naquelas águas que cortam corredores rochosos.

Cataratas dos Couros, na Chapada dos Veadeiros (foto: Divulgação/SECOM)

Em 2019, o destino ganhou outras opções de trilhas na Chapada, como a das Cataratas dos Couros com vista pela frente, do Carrossel e a do Morro da Baleia.

Fora dos limites do parque nacional, as novidades são a exigente trilha de 5 km de extensão até um mirante com vista frontal das Cataratas dos Couros.

Sem placas indicativas, a empreitada é para quem está disposto a encarar desníveis, caminhar por áreas de pedras e ao lado de precipícios. É, altamente, recomendável a contratação de um guia.

Embora a entrada seja gratuita, é cobrada uma taxa de estacionamento (R$ 20 por veiculo).

SAIBA MAIS: “Guia da Chapada dos Veadeiros (Goiás): novidades, dicas e roteiros”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*