Conheça o maior parque de flores das Américas, na Serra Gaúcha

Inaugurado no último mês de novembro, na Serra Gaúcha, o Mátria Parque de Flores abriga um acervo de 9 milhões de flores e 300 espécies plantadas em uma área de 50 hectares.

A nova atração gaúcha, cujo investimento foi de R$ 25 milhões, fica em São Francisco de Paula, a 100 quilômetros de Porto Alegre, e conta com 30 jardins abertos durante todo o ano.


Para conhecer os jardins, o visitante anda por um circuito interligado de oito quilômetros de caminhos que podem ser percorridos a pé ou em carrinhos de golf elétricos para até cinco pessoas.

“O trabalho foi sempre o de dialogar com a paisagem natural. Para nós, fazer paisagismo é cuidar da vida, tratar de levar a natureza para perto das pessoas”, descreve Juliana Castro, responsável pelo projeto paisagístico que destaca as cores, texturas e o movimento das coxilhas, como são chamadas as ondulações do terreno.

foto: Pâmela Boelter Herrmann/Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Natureza high-tech: cabana da Serra Gaúcha tem quarto controlado por tablet”

O ponto central do parque é o lago Azul, espaço com 30 mil m² cercado por uma mata de araucária e com acesso ao público.

Um dos destaques do Mátria Parque de Flores é o roseiral com flores desenvolvidas, registradas e exclusivas da empresa alemã Rosen Tantau, que exige o pagamento de royalties das gemas para a importação.

O local abriga também jardins com gardênias, jasmins, camélias, margaridas, magnólias, girassóis e lavandas.

foto: Jô Moreira/Divulgação

VEJA TAMBÉM: “Dicas em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul”

Já na área de preservação do novo atrativo da Serra Gaúcha, as araucárias dividem a atenção do público com as melíponas, abelhas sem ferrão, responsáveis por 95% da polinização da mata e das flores.

No Meliponário, dezenas de caixas abrigam abelhas nativas do Rio Grande do Sul, como manduri e jataí, cuja produção de mel pode ser acompanhada em colmeias didáticas transparentes.

O parque tem também restaurante, jardim para piquenique e área infantil. VEJA FOTOS

CONHEÇA O PARQUE

SERVIÇO

Mátria Parque de Flores
ERS-235, km 68 (São Francisco de Paula – Rio Grande do Sul)

Diariamente, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 119

www.matriaparque.com.br

LEIA TAMBÉM: “6 experiências imperdíveis no Rio Grande do Sul”

5 Comentários

  1. Olha, é só melhorar e fazer recapamento na rodovia que liga de Tainhas a São Francisco de Paula que vou visitar, ou nao tem prefeito a cidade citada..?.

  2. Saúdo essa iniciativa que vem enriquecer a região, quanto ao valor do ingresso acho razoável pelo valor do investimento e o número de empregos gerados. Quero conhecer!

  3. Achei muito lindo. Imagino o custo pra fazer e conservar essa beleza toda, e manter 100,00 é uma bagatela para o ingresso. É lindo demais, e beleza sai caro .Vamos visitar e divulgar, estar no meio e sentir o perfume das flores não tem dinheiro q pague. São momentos únicos.Eu vou com certeza. ❤️❤️❤️❤️

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*