Brasileiro em onda gigante de Nazaré ganha documentário

Lucas Fink bem que podia ter continuado a jogar futebol ou seguir deslizando no quebra coco das areias do Leblon.

Mas para esse carioca de 23 anos, onde tiver água é lá que ele vai surfar. Nem que sejam os temidos paredões líquidos de Nazaré, vila portuguesa conhecida por suas ondas gigantes.

Campeão Profissional Brasileiro e Sul-americano de skimboard, Lucas Fink é o protagonista do documentário ‘Skimboard Nazaré’, que estreia na Red Bull TV na próxima terça-feira, 22 de março.

Lucas Fink praticando skimboard em Nazaré, Portugal (foto: Victor Eleutério Costa / Red Bull Content Pool)

“Ele é hiperativo, ligado na tomada”, analisa o mentor Lucas Chumbo, responsável pelos treinamentos específicos de Fink, como os de apneia que foram feitos ainda no Rio, antes do embarque para Portugal, no final do ano passado.

Em quase meia hora de duração, o mini doc narra o feito histórico do ex-jogador de base do Flamengo que largou o esporte coletivo para uma modalidade individual, passando pela conquista de surfar as ondas gigantes de Nazaré.

“O coração está diferente. Já vivi muita coisa boa, e agora ter isso documentado. O coração está descendo Nazaré”, descreveu Fink no evento de pré estreia a que o Viagem em Pauta esteve presente na última quinta-feira (17/3), em São Paulo.

E para quem ainda não viu o documentário, prepare-se para saltar da cadeira com os impactantes registros aéreos de Fink deslizando bombas enormes naquela vila ao norte de Lisboa.

É medo, adrenalina e fascínio.

No temido Canhão de Nazaré, o brasileiro quer entrar para a história e conquistar o recorde de maior onda já surfada no mundo com uma prancha de skimboard, cujo recorde ainda está sob análise do Guinness Book.

“Eu estou acostumado à onda na beira da praia, mas é bom se descobrir”, analisa Fink, que, durante a pandemia, se convenceu de que era hora de se reinventar no mundo das ondas grandes.


Lucas Fink em Nazaré

Seria apenas mais um esportista brasileiro em busca das maiores ondas do planeta, não fosse por um detalhe: sua prancha de skimboard tem apenas 131 x 50 cm, 2 cm de espessura e pesa menos de dois quilos.

Para quem não sabe, o skimboard, conhecido também como Sonrisal, tem a particularidade de começar ainda na areia, quando o skimmer desliza na lâmina fina de água do início da praia em direção às ondas.

Segundo a Federação Portuguesa de Surf, a atividade é uma mistura de diversas modalidades, como o surfe, skate e snowboard.

CONFIRA FOTOS ABAIXO OU NO LINK

Outra particularidade do skimboard são as pranchas sem alças (acessório que fixa o pé do esportista na prancha) e sem as quilhas que dão estabilidade.

“Sem alça e sem quilha, a gente desce mais rápido do que o jetski. É surreal”, brincou Fink durante o lançamento de seu mini doc, em São Paulo.

Para o diretor Loïc Wirth, levar a modalidade para Nazaré exigiu muita coragem.

“Entendo o tamanho do sonho e das responsabilidades que o Fink leva com ele, de representar esse esporte e ir descobrindo e expandindo os limites da modalidade”, define o filmmaker.

VEJA TEASER DO DOCUMENTÁRIO

Por que a onda de Nazaré é a maior do mundo

Conhecido como Canhão da Nazaré, esse cânion submerso é responsável pelas ondas gigantes formadas pelas ondulações que têm origens em tempestades do oceano Atlântico.

Em frente ao Farol da Nazaré, essa fenda de cerca de 5 mil metros de profundidade termina, abruptamente, na costa da cidade, onde as ondulações que viajam pelo oceano seguem sem perder velocidade e têm sua direção alterada.

Em outras palavras, é um fascinante encontro de duas correntes de superfície que se colidem, empurrando a água para baixo, e canalizam a força das ondas.

Para o mentor de Fink, Lucas Chumbo, Nazaré, cujas ondas podem chegar a 15 metros de altura, “é a natureza na sua revolta”.

Lucas Fink praticando skimboard em Nazaré, Portugal (foto: Victor Eleutério Costa / Red Bull Content Pool)

“Nazaré é perfeito para isso, já que a transição é repentina e as ondas chegam até a costa ainda muito altas”, explica o geólogo Lucca Cunha para o canal de notícias da Red Bull, patrocinadora da experiência de Lucas Fink em Portugal.

Cidade fantasma durante o inverno, Nazaré começou a ganhar a atenção do mundo (e visitantes) com a chegada de profissionais que encaram as ondas gigantes da Praia do Norte, nos últimos anos.

VEJA FOTOS ABAIXO OU NO LINK

A temporada de surfe costuma ir de outubro a março e, desde 2011, Nazaré abriga o Big Wave Challenge, evento que reúne os melhores surfistas de ondas grandes do mundo.

Por ali já passaram brasileiros como Maya Gabeira, Lucas Chumbo e Vini dos Santos que, recentemente, pode ter surfado a maior onda da História, um monstro líquido de cerca de 29 metros de altura.

Em novembro de 2011, o havaiano Garrett McNamara surfou uma onda de 23,77 metros, conquistando o Recorde Mundial do Guinness.

VEJA FOTOS

  • Garrett McNamara
  • Lucas Chianca
  • Kai Lenny
  • Venue
  • Lucas Fink and Lucas Chianca
  • Lucas Fink
  • Lucas Fink
  • Lucas Fink
  • Lucas Fink
  • Lucas Fink

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*