Depois da emocionante estreia do Brasil na Copa do Mundo FIFA de 2022, no último dia 24 de novembro, o Brasil enfrenta agora a Suíça no inusitado Stadium 974.
Essa construção no bairro Ras Abu Aboud, no Catar, é considerada o primeiro estádio de futebol totalmente desmontável.
O estádio a 10 quilômetros da capital Doha chama a atenção por sua estrutura modular com 974 coloridos contêineres reciclados, cujo nome é uma referência ao DDI (974) desse país no Oriente Médio.
De acordo com a FIFA, esse estádio no setor portuário tem capacidade para mais de 44 mil pessoas e homenageia a navegação comercial do Catar.
Porém, a estrutura será temporária, pelo menos, enquanto durar a Copa.
Após o fim do Mundial, a estrutura e os contêineres serão reutilizados em um empreendimento à beira-mar com serviços para a população e áreas de negócios.
SAIBA MAIS: “Conheça os estádios onde o Brasil vai jogar”
Brasil x Suíça
Os dois países do Grupo G jogam no Stadium 974, no próximo dia 28 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília).
Já no dia 2 de dezembro, a Seleção volta ao Estádio Nacional de Lusail, a 20 km de Doha, para jogar com Camarões, às 16h.
SAIBA MAIS: “Quando o Brasil joga na Copa?”
Suíça em contêineres
Circular entre caixas de metal empilhadas não é novidade para os suíços de Zurique.
A cidade é conhecida pelo inusitado edifício da Freitag, loja de bolsas e acessórios feitos com materiais reciclados, em Zürich West, antigo bairro industrial.
A filial dessa empresa criada pelos irmãos designers Daniel e Markus Freitag, em 1993, fica em um edifício de quatro andares feito com 19 contêineres empilhados a 26 metros de altura.
VEJA TAMBÉM: “Onde ver os jogos do Brasil na Copa 2022, em SP”
Criada pelos arquitetos Annette Spillmann e Harald Echsle como solução para a restrição de edifícios altos na região, a construção é chamada de “arranha-céu de bonsai”.
De longe, esses caixotes coloridos são como uma extensão do setor do Distrito 5, onde fica Zürich West, uma espécie de Soho de Zurique com viadutos e galpões recortados por vias ferroviárias.
A loja abriga cerca de 1.600 produtos em exposição, guardados em gavetas que lembram caixas de sapato que podem ser manipuladas pelos próprios clientes.
Os corredores estreitos da Freitag são envidraçados, permitindo a entrada de luz no interior dos contêineres, e seu último andar abriga um terraço com vista para a cidade, aberto também ao público em geral.
Suas peças exclusivas, como bolsas, carteiras e protetores de celulares, são feitas com materiais como lonas de caminhão, câmaras de ar de bicicleta e cintos de segurança para automóveis.
VEJA FOTOS DA LOJA
SAIBA MAIS
FREITAG-Flagship Store Zürich
Geroldstrasse 17 – Zurique – Suíça
De seg. a qui. das 11:00 às 19:00; sex. das 11:00 às 17:00; sáb. das 10:00 às 18:00; e dom. das 11:00 às 17:00
www.freitag.ch
Seja o primeiro a comentar