Localizado no litoral oriental do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode engrossar a lista de patrimônios naturais da Humanidade.
No final do último mês de agosto, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a 250 km da capital São Luís, recebeu a visita técnica de avaliadores da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), uma das etapas do processo de validação de informações para a candidatura ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco.
Durante a visita de cinco dias, que contou também com a presença de representantes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do Ministério do Meio Ambiente e do Governo do Maranhão, os avaliadores estiveram em povoados como Betânia, Rancharia e Ponta Verde, no município de Santo Amaro, além do vilarejo de pescadores de Atins, em Barreirinhas.
Assim como lembra o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia responsável pela conservação, salvaguarda e monitoramento dos bens culturais brasileiros da lista dos patrimônios da Unesco, um Patrimônio Natural pode ser “formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais”, “habitats de espécies ameaçadas” e áreas de “valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal”.
VEJA TAMBÉM: “Destinos nacionais que os brasileiros ainda não conhecem”
“É um parque de paisagem única e especial, além de possuir características geomorfológicas sem par no planeta”, acredita Bernardo Issa, coordenador de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com lista divulgada pelo Ministério do Turismo, o Brasil tinha, até o ano passado, 23 Patrimônios da Humanidade, em 17 estados, divididos em Patrimônio Cultural, como as cidades históricas de Ouro Preto, Salvador e Olinda; e Patrimônio Natural, como o Parque Nacional do Iguaçu, parte do Pantanal e as ilhas atlânticas Atol das Rocas e Fernando de Noronha.
Os próximos passos dos Lençóis Maranhenses
Segundo o ICMBio, a expedição recente coletou informações que serão consolidadas em um relatório que será entregue à área técnica da IUCN, em até 30 dias. Na sequência, um grupo de trabalho deverá decidir as recomendações técnicas, a partir do relatório elaborado.
Em dezembro deste ano, o grupo divulgará as recomendações e a decisão sobre a aprovação do relatório final que,no início de 2024, será enviado ao comitê responsável da Unesco.
Conforme informou o ICMBio, a decisão de concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está prevista para ocorrer no início do segundo semestre de 2024.
VEJA FOTOS
* com informações do Ministério do Turismo, ICMBio e IPHAN
Candidato a patrimônio da humanidade, mas o “ogronegócio” como diria Marina Silva está querendo plantar soja e eucalipto na região.
Plano dos políticos conservadores, e de bem…
Não aceitava meter esses no meio do nosso patrimônio, que a natureza criou
Cidade era para ser um brinco porém mal administrada pela gestão de Prefeitos e Vereadores – fiquei em uma pousada no Bairro Cidade Nova lixo na rua para todo o lado – sujeira total descaso com a população – Gostam demais de fazer queimada os órgãos competentes não resolve nada parece única coisa eu vejo muita preguiça nos Vereadores e Prefeito – Mostra uma obra para mim destes 3 anos deste prefeito só apenas 1 Obra de benfeitorias para cidade de Barreirrinhas MA – Agora procura saber os Patrimônio esses Vereadores e Prefeito tem em Barreirinhas MA, veja se conduz com salários deles. CIDADE JOGADA AS TRAÇAS E AINDA PREFEITO JUIZ – CONHECEDOR DA LEI – ENTRA COM FALÊNCIA NA PREFEITURA DIZENDO NÃO TEM DINHEIRO COFRES PÚBLICO. É LENÇÓIS MARANHENSES – POPULAÇÃO TA PRECISANDO DE UMA AJUDA DA POLICIA FEDERAL NA CIDADE ENCOSTAR NA COLA DESSES FUNCIONÁRIO DO POVO NAO TRABALHA SÓ ROBAM.
O Governo do Maranhão é o maior culpado da falta de estrutura nas cidades que abrigam o Parque dos Lençóis, Péssima gestão do Governo Flavio Dino super agora de seu sucessor e antigo vice governador.
Quem visita Sai Luís. Barreirinhas e Sto Amaro, sabe do que estou falando.
Prefeitos, vereadores de Barreirinhas e Sto Amaro e Governo do Estado do Maranhão, vocês são uma vergonha para o povo Maranhense.
É uma região como muitas outras do país, com discrepância social absurda.
Condomínios luxuosos, a la Miami, mansões às margens do rio e Preguiça c destaque para condomínio d propriedade d juiz, artistas explorando os nativos da forma mais predadora possível.
Infraestrutura caótica, acesso precário às dunas com barcaças medievais “tocadas no braço” pelos nativos.
É uma região como muitas outras do país, com discrepância social absurda.
Condomínios luxuosos, a la Miami, mansões às margens do rio e Preguiça c destaque para condomínio d propriedade d juiz, artistas explorando os nativos da forma mais predadora possível.
Infraestrutura caótica, acesso precário às dunas com barcaças medievais “tocadas no braço” pelos nativos.
o Brasil merece e exige mais q uma propaganda p turista