Ilha de Páscoa volta a ter voos diários de Santiago

Depois de quase quatro anos suspensos pela pandemia, os voos entre a Ilha de Páscoa e Santiago voltaram a ser diários.

A rota operada pela LATAM, a única companhia aérea que atua na ilha, esteve suspensa até agosto de 2022, quando a aérea retomou sua operação na ilha com dois voos semanais.

Ahu Tongariki (foto: Eduardo Vessoni)

“Estamos muito contentes de poder anunciar esta notícia, sobretudo para a comunidade Rapa Nui, que nos fez sentir a urgência de cuidar desta ponte aérea com a ilha e assim continuar apoiando sua vocação turística”, afirmou em nota Juan José Tohá, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do grupo LATAM.

O voo LA 841 sai de Santiago, diariamente, às 9:40, e tem pouso previsto na Ilha de Páscoa, às 13h10 (horário local). Já o voo de volta decola todos os dias, às 15h05, e chega na capital chilena, às 21h40 (horários locais).

Considerado o território habitado mais remoto do mundo, o destino tem 70% dos moradores atuando no turismo, setor que, antes da pandemia, contava com 14 opções de voos por semana e recebia cerca de 100 mil visitantes, anualmente.

LATAM Boeing 787-9 Dreamliner
foto: Divulgação

VEJA TAMBÉM: “Como é se hospedar num hotel remoto na Patagônia chilena”

Em nota enviada ao Viagem em Pauta, a companhia informou também que para essa viagem serão usadas aeronaves Boeing 787 Dreamliner com cabines Premium Business, LATAM+ e Economy, e capacidade para até 300 passageiros.

Mais do que promover a reativação da economia ilhéu, a aérea lembrou também que está renovando o convênio com a prefeitura de Rapa Nui e irá transportar, anualmente e sem custos, até 300 toneladas de resíduos para reciclagem no continente.


Ilha de Páscoa

Originalmente conhecido como Te Pito o Te Henua (‘umbigo do mundo’, em língua rapa nui), esse território insular chileno surpreende com trilhas em fábrica de moais, mergulhos em águas, exageradamente, azuladas e caminhadas sobre vulcões.

Porém, o atrativo mais famoso nessa ilha de origem polinésia com mais de três milhões de anos são os moais, as estátuas gigantes feitas em homenagem a chefes de tribos locais.

Esse destino isolado no oceano Pacífico, fica no meio do nada, a 4.100 km do Taiti e a longos 3.600 km da costa da América do Sul, cujos voos saem da capital chilena, Santiago.

VEJA FOTOS

LEIA TAMBÉM: “Ilha no Chile inspirou o verdadeiro Robinson Crusoé”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*