Conheça o curioso início da Netflix

Com quase 240 milhões de assinantes em todo o mundo, segundo o site InfoMoney, a gigante Netflix é sinônimo de streaming de filmes e séries sem muita complicação.

Mas nem sempre foi assim.


Fundada em 1997 por Marc Randolph e Reed Hastings, em Scotts Valley, na Califórnia, a Netflix surgiu como um ponto de venda virtual, usando um modelo semelhante ao da Amazon.

No ano seguinte, a dupla começaria a vender e alugar títulos por correio, em uma então recém lançada mídia: o DVD. Assim, há 25 anos, a empresa mudava a forma como as pessoas viam filmes e séries em casa.

“Redefinimos a forma como as pessoas viam filmes e séries em casa e partilhamos a emoção ao abrirem as suas caixas de correio para os nossos icônicos envelopes vermelhos” lembra a Netflix, em nota a que o Viagem em Pauta teve acesso.

A tão esperada encomenda vermelha só veria outra cor, uma única vez, em 2004, quando a empresa enviou o título ‘Shrek’, cujo envelope era… verde.

imagem: Divulgação

VEJA TAMBÉM: “A SP dos Racionais MC’s no novo documentário da Netflix”

Com apenas 30 funcionários e pouco mais de 900 títulos disponíveis, a Netflix seria a primeira loja de aluguel de DVD online do mundo, que na época era considerada o único lugar possível para aluguel de todos os títulos vencedores do Oscar, na categoria ‘Melhor Filme’.

Naquele distante 1998, o primeiro filme enviado pelo correio foi ‘Beetlejuice’, conhecido no Brasil como ‘Os Fantasmas Se Divertem’ e elenco formado por atores como Alec Baldwin, Geena Davis e Michael Keaton.

Com entregas na casa dos 239 mil, já no ano seguinte, a empresa alcançaria a impressionante marca de 1 milhão de inscritos, cinco anos depois de seu lançamento. Porém, o serviço de streaming seria lançado apenas em 2007.

Ainda assim, a Netflix seguiu enviando DVDs pelo correio, cujo serviço acaba de alcançar a impressionante marca de 5,2 bilhões de produtos despachados.

“DVDs estarão sempre em nosso DNA”

LEIA TAMBÉM: “7 filmes na Netflix para fãs de montanhas”

No e-mail enviado à Redação do Viagem em Pauta, na última sexta-feira, 29 de setembro, a empresa informou: “Em 1998, entregamos nosso primeiro DVD. Esta manhã, enviamos nosso último”.

Menos mal que ainda tem Netflix no celular para seguir vendo cinema em casa.


Netflix para todos

No mesmo ano que estreou sua primeira série original, ’Lilyhammer’, em 2012, a empresa lançou também o Open Connect, uma rede global própria de entrega de conteúdo, em parceria com vários provedores de serviços de internet.

Atualmente, a gigante do streaming conta com 18 mil servidores, espalhados em seis mil locais distribuídos por 175 países, o que permite que os assinantes assistam a seus títulos favoritos sem atraso e com alta definição.

netflix on an imac
foto: cottonbro studio / Pexels.com

“Quando prevemos a alta demanda de streaming de conteúdos populares, o programa identifica a rota de entrega mais eficiente com base nas preferências dos provedores e garante a disponibilidade da série ou do filme nos servidores locais com antecedência”, explica a empresa em nota.

Pelas contas da Netflix, só em 2021, o Open Connect ajudou os provedores a economizar 1,25 bilhões de dólares, sem a necessidade de uma infraestrutura de rede adicional ao longo do tempo. Além disso, também lembra a gigante, a melhora na tecnologia de compressão de vídeo oferece conteúdo com metade da taxa de bits de cinco anos atrás, o que diminui a carga em todas as redes da empresa.

CONFIRA WEB STORY

VEJA TAMBÉM: “7 filmes de catástrofe para ver na Netflix”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*