Macaco “satanás” e papagaio amarelo: animais endêmicos do Brasil

Espécies endêmicas são aqueles nativos de uma determinada região geográfica.

Em outras palavras, isso quer dizer que não é em qualquer lugar que você vai encontrar um papagaio amarelo, uma perereca fluorescente e até um macaco que tem “satanas” no nome científico, considerado um dos animais terrestres mais barulhentos do Ocidente.

4rd_SOLDADINHO DO ARARIPE
Soldadinho-do-araripe (foto: Wikimedia Commons)

LEIA TAMBÉM: “Ilhas do Brasil que você não conhece (e nem vai conhecer)”

Muitos desses animais, infelizmente, estão no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, publicado em 2018 pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), como a guaruba (Vulnerável), o Soldadinho-do-araripe (Criticamente em Perigo) e a Arara-azul-de-Lear (Em Perigo).

Classificações como essas indicam que certas espécies enfrentam um “alto risco” ou um “risco extremamente alto” de extinção na natureza.

Por isso, é melhor não esperar para ver.

Confira abaixo alguns animais endêmicos brasileiros, em destinos nacionais ainda desconhecidos do viajante brasileiro, em regiões como o Raso da Catarina, Araripe e a Amazônia.


ANIMAIS ENDÊMICOS DO BRASIL

* fotos: Wikimedia Commons e Domínio Público

Guaruba

Ararajuba ou guaruba

Ameaçado de extinção, esse papagaio amarelo com as pontas verdes é endêmico da Amazônia brasileira e símbolo do Parque Nacional da Amazônia, um dos últimos refúgios da espécie.

Mico-leão-dourado

Símbolo da história de sucesso de conservação da biodiversidade, esse primata endêmico da Mata Atlântica brasileira é mais comum em estados como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

mico leao


(c) Gerson Barreiros

Peixe-boi-da-Amazônia

A menor espécie do gênero no mundo, endêmico dos rios da Bacia Amazônica, é conhecido como o “cantor vegetariano”, devido a seus cantos e alimentação herbívora.



Soldadinho-do-araripe

Descoberta na década de 1990, na região do Araripe, no Ceará, essa ave em situação Criticamente em Perigo só pode ser vista nos municípios de Missão Velha, Barbalha e Crato.

4rd_SOLDADINHO DO ARARIPE



5rd_Boana Atlantica

Boana Atlantica

Endêmica de estados nordestinos como a Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, essa belezura brilha ao ser exposta à luz negra.



Arara-azul-de-Lear

Considerada uma das mais ameaçadas do Brasil, essa ave é encontrada, exclusivamente, no sertão da Bahia, em Canudos e no Raso da Catarina, próximo ao município de Paulo Afonso.

6rd_Arara-azul-de-lear



7_muriqui

Mono-carvoeiro ou Muriqui-do-sul

O maior primata das Américas é um excelente restaurador da floresta, por sua grande dispersão de sementes, e só é encontrado na Serra do Mar, entre o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, e em Minas Gerais.



Caranguejeira-rosa-salmão-brasileira

Descoberta em Campina Grande, na Paraíba, é endêmica da região Nordeste e é considerada a segunda maior tarântula do mundo.

8_Caranguejeira-rosa-salmão-brasileira_ dominio publico


9_uacari branco

Uacari-branco

Apesar do nome, esse animal amazônico de face vermelha pode ter tons alaranjados, amarelados, acinzentado ou esbranquiçados.


Cuxiú-preto

Encontrado no leste da Amazônia, em estados como Maranhão e Pará, o chiropotes satanas é conhecido pela pelagem grossa, rabo grosso e barba comprida.

10_Cuxiú-preto


VEJA FOTOS

  • 1_Guaruba
  • mico leao
  • (c) Gerson Barreiros
  • 4rd_SOLDADINHO DO ARARIPE
  • 5rd_Boana Atlantica
  • 6rd_Arara-azul-de-lear
  • 7_muriqui
  • 8_Caranguejeira-rosa-salmão-brasileira_ dominio publico
  • 9_uacari branco
  • 10_Cuxiú-preto

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*