Região dos Lagos, no Chile, é cenário de passeios de bicicleta

De um lado, lagos, vulcões e povoados isolados; do outro, você e sua bicicleta. E, no meio disso tudo, os Andes como cenário de uma viagem sobre duas rodas.

Considerado um dos melhores destinos para passeios de bike, segundo o Chile.travel, órgão oficial de promoção turística do Chile, o sul desse país é endereço perfeito para fazer um pedal de longa distância por uma “imponente natureza selvagem”.

O maior dos circuitos do gênero, em todo o Chile, fica na Região dos Lagos e abriga a Ciclovia de Llanquihue, cujos 82 quilômetros de extensão, às margens do lago homônimo que dá nome ao circuito, conectam as cidades de Puerto Varas, Frutillar, Puerto Octay e Las Cascadas.

É ali, por exemplo, que ficam clássicos do turismo chileno, como o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales e o Lago Todos Los Santos.

foto: Hotel Awa/Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Chile surreal: confira destinos incríveis”

Río Petrohué
Esse pedal de quatro horas de duração percorre 32,5 km, entre ida e volta, em direção ao local de início de uma das atividades mais conhecidas da Região dos Lagos: o rafting no Río Petrohué.

Realizada no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, a atividade na água dura 50 minutos e passa por corredeiras de graus 3 e 4, de um total de 5 categorias. Em dias mais claros, é possível ver os vulcões Osorno, Calbuco, Puntiagudo e Yates.

Saltos del Petrohué
Dura quatro horas e tem 51 quilômetros de extensão.

O passeio começa próximo ao povoado de Ensenada e desvia ao norte para seguir os Saltos de Petrohué, quedas d´água que caem sobre uma base de lava que chegou desde o vulcão Osorno.

Neste caminho, o visitante aprecia as vistas do Vulcão Osorno e seus lahars (deslocamentos de materiais vulcânicos), as cinzas da erupção do Vulcão Calbuco e o poderoso Rio Petrohué.

Canopy Cascadas
São 60 quilômetros de pedal, ao longo de 5h30, contornando o Lago Llanquihue para encontrar o maior canopy do Chile e um dos três maiores da América do Sul.

Nessa tirolesa, aos pés do vulcão Osorno e às margens do lago Llanquihue. o participante faz um circuito de 14 plataformas, em cabos a mais de 90 metros de altura.

Hotel AWA, em Porto Varas (foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “Cinco motivos para viajar pela Carretera Austral, na Patagônia chilena”

Kayak La Poza
Com 29 km de distância, percorridos em cerca de quatro horas, os visitantes pedalam em direção a Puerto Varas, onde se dirigem ao setor Poza para um passeio de caiaque pela lagoa.

Fundo Playa Venado
O percurso mais curto dos roteiros tem 3h30min de duração e 23,7 km de distância.

Os hóspedes pedalam até a fazenda Playa Venado, onde são convidados a realizar atividades de campo diárias, como visitar às ovelhas, o cultivo da horta agroecológica, além de aproveitar as queijarias para aprender sobre o processo de produção e preparação do alimento.

* Com informações do AWA, hotel-boutique às margens do lago Llanquihue, a 20 minutos de Puerto Varas. O empreendimento é conhecido pelas enormes janelas panorâmicas com vistas privilegiadas do vulcão Osorno e das paisagens da Região dos Lagos e Vulcões, no Chile.

** Esta matéria é uma escolha do editor do Viagem em Pauta e não tem nenhum vínculo comercial ou editorial com o hotel.

LEIA TAMBÉM: “Patagônia argentina ou chilena? Saiba quais são as diferenças e programe-se”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*