O que artistas gaúchos andam falando sobre a crise no Rio Grande do Sul

Diante de uma das maiores tragédias naturais do Brasil, o Rio Grande do Sul pede ajuda para a população afetada pelas devastadoras enchentes, em mais de 400 municípios do estado.

Porém, quem quer colaborar com doações acaba se perdendo numa infinidade de contas, pix e instituições que a gente nem sempre sabe se é confiável.

Na dúvida, o Viagem em Pauta foi atrás de artistas gaúchos para saber não só o que eles têm falado sobre a tragédia, mas também quais são suas sugestões de ajuda.

De Xuxa a Vitor Kley, de Ana Hickman a Peninha, veja o que artistas gaúchos andam falando sobre as enchentes no Rio Grande do Sul.

Montagem/Instagram

LEIA TAMBÉM: “Quem foi o 1º cientista a falar de mudanças climáticas”

Ilana Kaplan
Essa atriz de Porto Alegre tem divulgado a campanha que seu sobrinho @tiagokaplan fez com amigos para a arrecadação de produtos de higiene, colchões e água, um dos itens mais necessitados.

Na prestação de contas que publicou em sua conta no Instagram (@ilana.kaplan), Ilana informou que já foram arrecadados mais de R$ 113 mil (“muito mais do que eles esperavam arrecadar”).

Vitor Kley
Esse cantor gaúcho também entrou na lista dos que têm pedido ajuda para aquilo que ele definiu como “cena de filme de terror”.

Em sua conta no Instagram (@vitorkley), Vitor fez um post com uma chave Pix e um código QR para quem puder colaborar. Porém, na mesma postagem, um usuário alertou para golpes de aproveitadores e sugeriu que usem sempre o PIX indicado pelos artistas.

Peninha
O jornalista Eduardo Bueno (@buenasideias) é outro conterrâneo que usou as redes para se manifestar.

Politizando, “sem querer politizar”, Peninha gravou um vídeo, em São Paulo, com a “mente e o coração em Porto Alegre”, sua cidade natal. O jornalista e escritor lembrou também que toda sua família está no Rio Grande do Sul, de onde recebeu relatos do isolamento da capital gaúcha e das faltas de luz e água.

“É uma distopia daquelas de filme do dia depois de amanhã”, descreveu.

Sheron Menezzes
“Doa o que você quiser, qualquer ajuda é bem vinda”, esse foi o pedido dessa atriz gaúcha de Porto Alegre.

E, para quem não puder doar nada, Sheron sugeriu, ao menos, uma divulgação de opções de contas para doação, como ela mesma fez na sua conta no Instagram (@sheronmenezzes).

Tainá Muller
“Fico arrasada de ver minha terra passando por uma situação inimaginável”.

Por isso, a atriz disse em suas redes sociais que optou em fazer doações diretas para as famílias gauchas que conhece ou para as pessoas que estão organizando doações ou preparando marmitas, cujas sugestões estão em seus Stories (@tainamuller),

Gracie Gianoukas
Já a atriz gaúcha de Rio Grande deu outro enfoque em suas postagens e lembrou também das comunidades indígenas ribeirinhas e animais que ainda não puderam ser resgatados.

Patrícia Poeta
Essa apresentadora gaúcha de São Jerônimo tem postado diversos vídeos de resgates, feitos durante sua cobertura jornalística para a TV Globo.

“Hoje não somos paulistas, cariocas, gaúchos Hoje, somos brasileiros e temos que nos unir para ajudar nossos irmãos que estão passando por esse momento devastador”, escreveu em sua conta no Instagram (@patriciapoeta).

Ana Hickmann
A apresentadora e empresária de Santa Cruz do Sul está divulgando a conta aberta no site Vakinha, que até o fechamento deste texto já tinha arrecado quase R$ 58 milhões para ajudar famílias, escolas, abrigos e entidades assistenciais que sofreram com as chuvas das últimas semanas.

“Eles também estão aceitando alimentos, água potável, roupas, itens de limpeza e higiene, cobertores, travesseiros, tudo que puder ajudar quem está lá”, escreveu Hickmann, em seu Instagram (@ahickmann).

VEJA TAMBÉM: “O que Nellie Bly tem a ensinar às mulheres que viajam sozinhas”

Gisele Bündchen
Pensando naqueles que não sabem quem ajudar, a modelo decidiu reabrir as doações para o Fundo Emergencial Luz Alliance em parceria com a @brazilfound, “onde toda verba será destinada para as pessoas afetadas por esse desastre natural no nosso Rio Grande do Sul”.

Para quem está em regiões próximas a pontos de coleta, Bündchen (@gisele) sugeriu que fossem enviados, por exemplo, colchões e travesseiros, roupas de cama e cobertores, produtos de higiene pessoal e limpeza, roupas e agasalhos, móveis e eletrodomésticos, e rações para cães e gatos.

Xuxa
Criticada pela demora em se manifestar, a gaúcha de Santa Rosa gravou um off sobre uma sequência de imagens da tragédia, acompanhada de uma chave PIX, igualmente, criticada pelos usuários do Instagram.

“Pix para o governo, nãooo”, escreveu uma usuária na conta @xuxameneghel.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*