O que fazer em SP no último feriado prolongado do ano

Com o último feriado prolongado do ano, na próxima quinta-feira, definitivamente, 2024 não favorece quem quer cair na estrada.

O Corpus Christi, no dia 30 de maio, é praticamente uma das últimas opções para viajar, em uma emenda de feriado. Os outros são o da Revolução Constitucionalista (9/7, terça-feira), apenas para quem é de São Paulo, e o da Proclamação da República (15/11, sexta-feira).

Para quem não pode ir muito longe, o Viagem em Pauta preparou essa lista com algumas opções de destinos para um bate-volta ou com pernoite próximo à capital paulista para quem quer viajar no último feriado prolongado.

Eduardo Vessoni

LEIA TAMBÉM: “Feriados prolongados em 2024 favorecem viajantes de São Paulo”

O que fazer no último feriado prolongado

Turismo grátis
Para quem está com o orçamento apertado para viajar ou não quer tirar o carro da garagem, o ‘Vai de Roteiro’ é um programa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo que estimula moradores a conhecerem a própria cidade.

Entre os 14 roteiros gratuitos estão a Floresta Cantareira e a região de Parelheiros que, de acordo com a semana, tem paradas no Selva SP e no The Roça Park.

Conheça o ‘Vai de Roteiro’

Trilha da Pedra Grande (Cantareira)
Essa caminhada no núcleo Pedra Grande tem cerca de seis quilômetros de extensão (ida e volta) e dificuldade de grau moderado. Seja pela mata ou por área asfaltada (40 minutos), prepare-se para subir a ladeira.

“Ao final da trilha, a gente chega no mirante, o principal atrativo do núcleo. É super lindo e tem uma vista surreal”, garante Pedro Jorge de Almeida Moraes, turismólogo que atua no parque.

Outra opção é o Engordador, um dos quatro núcleos da Floresta Cantareira, no bairro do Tremembé.

O local tem três trilhas: a do Macuco, a da Mountain Bike e a da Cachoeira, todas com baixo grau de dificuldade e por terreno natural. A da Cachoeira, por exemplo, é autoguiada, tem três quilômetros de extensão e dura cerca de 1h30, entre ida e volta.

No site do Viagem em Pauta (viagemempauta.com.br), você encontra mais detalhes sobre essa trilha cenográfica com vista única da cidade de São Paulo.

Floresta Cantareira (foto: Urbia Parques)

LEIA MAIS:“Como é a Trilha da Pedra Grande, na Cantareira”

Polo de Ecoturismo de São Paulo
Esse território no extremo sul da cidade de São Paulo ocupa quase 30% da área total da capital, nos distritos de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.

Um dos atrativos é o Selva SP, considerado o primeiro e único parque de aventura da cidade, onde é possível navegar no último limpo rio limpo de São Paulo, fazer trilhas no interior da Mata Atlântica e sobrevoar uma das maiores áreas que ainda restam desse bioma em todo o estado.

VEJA VÍDEO

LEIA MAIS: Conheça o 1º e único parque de aventura da capital paulista”

Lancha na Represa de Guarapiranga
Terceiro maior sistema de água da Região Metropolitana de São Paulo, que junto com a Billings é responsável por cerca de 30% do abastecimento de água ds paulistanos, essa represa tem 26 km² e é mais do que um reservatório de abastecimento de água potável.

A Guarapiranga tem atrações como aluguel de lanchas para passeios com paradas para prática de SUP, observação da Ilha dos Eucaliptos e até tour de cerveja.

CONFIRA VÍDEO

VEJA ROTEIROS: “Passeio de lancha é opção para conhecer a Represa de Guarapiranga”

Itu
A cerca de 100 quilômetros da capital paulista, Itu não é só o endereço dos exageros, mas também um dos mais belos centros históricos do interior do Estado, com construções coloniais e ruas de paralelepípedos.

Destino perfeito para um final de semana, Itu tem arquitetura bem preservada, museus históricos, fazendas coloniais abertas para visitação e parque geológico de tempos glaciais.

Essa cidade do circuito turístico Rota dos Bandeirantes, uma espécie de Ouro Preto em miniatura, é considerada também o Berço da República, onde aconteceram as primeiras reuniões que derrubariam a Monarquia, no final do século 19.

Praça da Matriz, em Itu (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “O que fazer em Itu, no interior de São Paulo”

Parque das Neblinas
Essa é uma viagem cênica, a apenas 115 km da capital paulista.

Inaugurado em 2004, após um longo trabalho de manejo de eucaliptos, conservação de nascentes e criação de uma reserva ambiental, o parque tem se destacado pelas atividades de ecoturismo que acontecem nessa área de sete mil hectares.

Entre os destaques, trilhas de 360 metros a 11 quilômetros de extensão, e canoagem nas águas calmas do Rio Itatinga.

VEJA VÍDEO

SAIBA MAIS: O que fazer no Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes (SP)”

Parque Estadual da Serra do Mar
O maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil percorre 25 municípios de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana, o Vale do Paraíba e o Litoral Norte.

Um dos destaques é o núcleo Cunha, a 230 km da capital paulista e com atrações como cachoeiras que podem ser visitadas em trilhas autoguiadas ou com acompanhamento de guias contratados no local.

No site do Viagem em Pauta (viagemempauta.com.br), você encontra mais detalhes sobre esse e outros núcleos do parque.

SAIBA MAIS: “O que fazer no Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha (SP)”

Circuito das Águas Paulista
De esportes de aventura a passeios culturais, esse roteiro turístico a 127 quilômetros da capital de São Paulo abrange nove cidades de regiões montanhosas do interior paulista.

Circuito das Águas Paulista fica na Serra da Mantiqueira e é formado pelos municípios de Águas de Lindoia, Lindoia, Amparo, Socorro, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.

Prefeitura de Serra Negra/Reprodução

SAIBA MAIS: “Como é o Circuito das Águas Paulista”

São Bento do Sapucaí
A 185 quilômetros de São Paulo, em meio à Serra da Mantiqueira, a meca da escalada paulista é conhecida pelo Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú.

Mesmo quem não tem nenhuma experiência com esse tipo de atividade, feita inclusive por crianças, pode encarar o desafio de subir os mais de 300 degraus de uma escadaria com grampos de ferro chumbados na rocha, conhecida também como Via Ferrata.

No total, são cerca de 3,5 quilômetros de extensão, incluindo uma caminhada de 1,8 quilômetros em meio à mata que segue até a base da Pedra do Baú. A experiência dura entre cinco e sete horas.

O destino é conhecido também pelas capelinhas em mosaico, arte quilombola e ateliê de tecidos Nakawe.

CONFIRA VÍDEO

SAIBA MAIS: “Como é subir a Pedra do Baú”

Socorro
A apenas 140 km da capital paulista, Socorro é daqueles lugares com opções para todos os perfis de turistas.

Tem águas termais, produção de malhas, passeios rurais e atividades de aventura, o que deu ao destino o título de primeira cidade do Brasil com certificação internacional para atividades do gênero.

Porém, mais do que Cidade da Aventura, esse destino na Serra da Mantiqueira é conhecido também pelo turismo rural em alambiques, pelas compras de roupas em um dos maiores polos do gênero em todo o estado de São Paulo e até por abrigar uma das maiores cavernas de granito do Brasil.

Lá na página inicial do Viagem em Pauta (viagemempauta.com.br), você encontra um post com a descrição das atividades turísticas de Socorro..

VEJA VÍDEO

SAIBA MAIS: “O que fazer em Socorro”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*