Em agosto, o Parque Ibirapuera, um dos símbolos verdes da cidade de São Paulo, completa 70 anos de sua inauguração.
No mês oficial de aniversário do espaço, a programação terá apresentações musicais gratuitas, na Arena da Marquise, além de um show no Auditório Ibirapuera. Aliás, é ali que acontecerá, também em agosto, a concorrida leitura dramática de Fernanda Montenegro de trechos do livro “A Cerimônia do Adeus”, de Simone de Beauvoir.
Inaugurado em 1954, o Ibirapuera tem 1,58 km² de extensão e é patrimônio histórico de São Paulo.
Com gestão da Urbia Parques desde o final de 2020, o parque tem oferecido opções extras (e pagas) de entretenimento, como o tour em carrinhos elétricos.
Veja programação dos 70 anos do Ibirapuera
3 de agosto, às 11h30
Palco da Arena da Marquise
O Grupo ‘De Tudo Se Faz Canção’ com alunos da Escola de Música do Parque Ibirapuera não só celebra os 70 anos do parque, mas também registra a conclusão da 2ª edição do curso de canto em grupo para adultos, que contará com a participação do regente, Daniel Reginato.
10 de agosto, às 16h
Auditório Ibirapuera
A Orquestra Furiosa irá apresentar grandes clássicos do samba de todos os tempos, como o de Pixinguinha, que esteve presente na inauguração do Parque Ibirapuera, em 1954, e será homenageado com o samba ‘Um Mundo Melhor’, criado em parceria com Vinícius de Moraes.
As 800 vagas disponíveis serão distribuídas por ordem de chegada e sem necessidade de inscrição.
17 de agosto, às 11h30
Palco da Arena da Marquise
O Show da Música Popular Brasileira será apresentado por estudantes e professores da Escola de Música, cujo espetáculo terá repertório repleto de MPB.
LEIA TAMBÉM: “Como ver Fernanda Montenegro de graça, no Ibirapuera”
18 de agosto, às 19h
Auditório do Ibirapuera
‘Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir’ terá entrada gratuita e será no anfiteatro do teatro, com projeção com som e imagem de alta definição voltada para o gramado na parte traseira do espaço.
Segundo a organização do evento informou ao Viagem em Pauta, a retirada de ingressos será pela plataforma Sympla, no dia 12 de agosto, às 18 horas. A capacidade do espaço será de 792 pessoas, no antiteatro, e 15 mil pessoas, na área externa.
Com o auxílio de óculos, mesa, cadeira e trilha sonora discreta, Fernanda Montenegro paralisa a plateia durante os 75 minutos dessa leitura que, entre tantos temas, aborda o feminismo e a profunda relação com o filósofo Jean-Paul Sartre.
E preparem os corações, paulistanos! Ao final da leitura, o palco se abrirá para o gramado para um emocionante momento de agradecimento da atriz ao público presente.
24 de agosto, às 11h30
O Grupo Quinjazz nasceu na Escola de Música do Parque Ibirapuera e fará uma apresentação que vai do jazz à bossa nova.
31 de agosto, às 11h30
O Duo Anamauê, formado por Tuco Cerutti e Karolina Barbosa, foi concebido para explorar as barreiras do que constitui a linguagem de dentro e de fora da música.
O trabalho dessa dupla de estudantes da Escola de Música do Parque Ibirapuera é centrado na compreensão de como cada música, seja ela com letra ou puramente instrumental, traz uma narrativa única que contribui para a formação de discursos poderosos e reveladores sobre nossa identidade e cultura.
Por meio de um repertório que inclui composições de diversos artistas de todo o Brasil, o duo busca responder a uma pergunta central: ‘qual é a linguagem da Música Popular Brasileira?’, criando assim uma experiência musical rica e diversificada.
Seja o primeiro a comentar