Dizem que certas imagens valem por mil palavras. Mas será que você é capaz de reconhecer esses registros fotográficos antigos de alguns dos atrativos turísticos mais famosos no Brasil?
O Viagem em Pauta vasculhou a biblioteca digital do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e encontrou alguns registros históricos irreconhecíveis de destinos bem conhecidos dos viajantes brasileiros.
Nas fotografias abaixo, certos lugares parecem não ter mudado em nada. Já em outras, sobretudo as de destinos litorâneos, extensas áreas naturais deram lugar a um mar de edifícios e construções modernas.
Teste seus conhecimentos:
Atrativos turísticos do Brasil
1.
Com 821 metros de extensão e torres metálicas de 74 metros de altura, essa obra é considerada uma das maiores pontes pênseis do mundo. Foi inaugurada em 13 de maio de 1926, na época, como um marco decisivo para o desenvolvimento da cidade, diminuindo assim seu isolamento do restante do estado.
Para a época em que foi construída, apresentava várias inovações que a colocaram como obra pioneira e da maior expressão no campo da engenharia.
Se você respondeu Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), você acertou.
2.
Esse aeroporto doméstico, na Zona Sul de uma das cidades mais turísticas do Brasil, foi inaugurado em 1936 e teve os primeiros voos operados pela antiga VASP.
Sua origem foi a Estação de Hidroaviões, na época, conhecida como Aterro do Calabouço, onde foram lançados no mar cerca de três milhões de metros cúbicos de areia e terra para sua construção.
Fascínio e temor de muitos passageiros, esse é um registro antigo do Aeroporto Santos Dumont (RJ), criado para unir o Rio de Janeiro a São Paulo.
3.
Esse atrativo famoso do Nordeste foi fundado em 25 de dezembro de 1599, no lado direito da barra do Potengi e ganhou esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis.
Assim ficou fácil, né?
Sua estrutura em forma de estrela foi invadida pelos holandeses, em 1633, e retomada pelos portugueses, anos mais tarde.
Popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos, a Fortaleza da Barra do Rio Grande foi o marco inicial da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
4.
E por falar em capital potiguar, você reconhece essa famosa praia do Rio Grande do Norte, com sua inconfundível língua de areia ao fundo, mas sem aquele mar de hotéis a nos tirar a vista da orla?
Ponta Negra fica a 14 quilômetros do centro de Natal e tem cerca de quatro quilômetros de extensão.
É no extremo sul da praia que fica o Morro do Careca, o ponto turístico mais famoso de Natal, mas que tem preocupado órgãos ambientais por conta da erosão na base da sua duna.
5.
Atualmente, essa bela praia é tomada por arranha-céus, onde se concentra a vida noturna dessa cidade com opções de atrativos turísticos para todos os públicos.
São sete quilômetros de extensão, aproximadamente, nessa que é considerada a faixa de areia mais urbanizada da cidade, margeada pela Avenida Atlântica.
Já sabe, né? Essa praia fica em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina.
6.
Primeiro do Brasil, esse forte foi construído por volta de 1536, na grande baía que homenageia o dia de Todos os Santos.
Após reformas e reconstruções, ao longo do século XVI, o local teve papel estratégico, durante a Invasão Holandesa, inclusive ocupado pelos holandeses, em 1624, mas recuperado no ano seguinte.
Eis um dos cenários mais famosos de Salvador, capital da Bahia: o Farol da Barra.
7.
A 25 quilômetros do Centro, o nome dessa faixa de areia remonta ao século XVIII, época de caça às baleias.
Atualmente, por sorte (e graças a medidas de proteção), esse atrativo ao lado do Parque Municipal da Lagoa do Peri recebe baleias franca, entre julho e novembro.
Ficou fácil agora? Eis a Praia da Armação, em Florianópolis.
LEIA TAMBÉM: “Destinos nacionais que os brasileiros (ainda) não conhecem”
Seja o primeiro a comentar