Dicas para curtir o Carnaval sem gastar além da conta

O feriado mais aguardado pode ser também o de mais endividamento, e em pleno começo do ano. Como sobreviver então ao Carnaval sem gastar tanto nem estourar o orçamento?

Para quem quer aproveitar a folia sem comprometer as finanças, a Serasa preparou algumas orientações, respondendo perguntas como ‘O que fazer no Carnaval gastando pouco?’, ‘Como manter a segurança financeira em pleno Carnaval?’ e, talvez a mais importante delas, ‘Como superar a ressaca financeira pós-Carnaval?’.

selective focus photo of stacked coins
foto: Pixabay / Pexels.com

VEJA TAMBÉM: “TripAdvisor lista as melhores praias de São Paulo”


CARNAVAL SEM GASTAR

O que fazer no Carnaval gastando pouco?
Tradição em diversos bairros de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, os blocos de rua são uma excelente opção durante o Carnaval.

Para fugir da inflação do período, especialmente das bebidas nas proximidades dos bloquinhos e desfiles de rua, leve bebidas e lanches de casa. Tente se abastecer em atacados e, quando possível, leve um cooler para manter as bebidas geladas.

Organize caronas ou use o transporte público para economizar nos deslocamentos e aproveitar o feriado. Evite também dirigir, fugindo assim dos congestionamentos e das blitzes.

Aposte em fantasias criativas e baratas: camisetas, vestidos e shorts podem ser transformados com tinta e recortes. Tiaras, colares e pulseiras podem dar um toque especial sem grandes investimentos. Experimente também reutilizar roupas, acessórios e outros materiais que já estão em casa.

Para quem quer fugir do agito das ruas, reunir os amigos em festas em casa é uma alternativa econômica.

carnival mask and feathers on yelllow background
foto: Liam Ortiz / Pexels.com

LEIA TAMBÉM: “6 praias brasileiras (e um banco de areia) que parecem piscinas”

O que fazer para economizar no Carnaval?
Estabeleça um orçamento pessoal realista para todo o período, considerando transporte, alimentação e lazer que você deverá gastar nos dias de folia. Aplicativos de controle financeiro, por exemplo, podem ser um grande aliado, como o próprio aplicativo Serasa, Money Lover, Mobills e o Minhas Despesas.

Evite compras impulsivas e busque alternativas gratuitas ou de baixo custo (as dicas do quadro acima já ajudam bastante nesse quesito).

Bloqueie o limite do cartão de crédito para evitar gastos excessivos e até golpes, tão comuns nesse período. Outra dica é levar um valor pré-definido em dinheiro para cada dia de Carnaval, ajudando a controlar as despesas.

Aliás, no que se refere à segurança, use bolsas ou pochetes e bolsas junto ao corpo, para evitar perdas ou roubos, nunca carregue a senha junto com os cartões, e evite levar mais de um documento de identificação.


Como evitar a ressaca financeira pós-Carnaval?
E se ainda assim seus gastos saírem do controle, algumas ações podem ajudar a recuperar o equilíbrio financeiro, logo que a sobriedade chegar.

Crie um plano de recuperação financeira com metas realistas e factíveis para retomar sua estabilidade financeira o quanto antes.

Corte despesas não-essenciais, como saídas, assinaturas de serviços e compras por impulso; evite usar o cartão de crédito sem planejamento, pois o acúmulo de parcelas pode comprometer o orçamento futuro; e negocie dívidas o quanto antes para evitar juros acumulados.

Busque fontes de renda extra, como vender itens que não usa mais ou fazer trabalhos pontuais.

* Este texto é uma publicação espontânea e não tem nenhum vínculo comercial ou editorial da Serasa com o Viagem em Pauta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*