Na próxima sexta-feira, 4 de abril, chega ao streaming a série ‘Maria e o Cangaço’, com Ísis Valverde e Júlio Andrade nos papéis dos cangaceiros mais famosos, Maria Bonita e Lampião.
Os seis episódios serão liberados simultaneamente e estarão disponíveis na plataforma do Disney+.
Mas quem já andou pelos interiores do Brasil (ou costuma ler o Viagem em Pauta) vai notar uma certa familiaridade. É que a produção foi gravada numa cidade do interior da Paraíba, conhecida como a Roliúde Nordestina.

Maria e o Cangaço
Com direção de Thalita Rubio e Adrian Teijido – que também é o diretor de fotografia, ‘Maria e o Cangaço’ promete contar a história do cangaço do ponto de vista feminino.
Maria Bonita (Isis Valverde) ficou conhecida como a mulher mais importante do cangaço e se tornou inspiração feminina para gerações que a sucederam, ao impor sua voz em um mundo em que as mulheres viviam submetidas à vontade dos homens.
Já o líder Lampião é vivido pelo ator Júlio Andrade.
“A vida aqui é dura. Não tem chão igual. Um dia dorme num canto. Outro, acorda em terra diferente.”
(Maria Bonita em ‘Maria e o Cangaço’)
Cerca de 80% da série foi filmada em Cabaceiras, cidade da região do Cariri paraibano, no mesmo local onde foi gravado sucessos como ‘O Auto da Compadecida’, produção de 2000 com Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernanda Montenegro, e grande elenco.
Produções como ‘Cinemas, Aspirinas e Urubus’ e a série ‘Cangaço Novo’ também foram ambientadas nessa cidade a cerca de 166 quilômetros de João Pessoa, capital da Paraíba.
“Cabaceiras foi bastante conveniente, pois a região é rica em paisagens e belezas naturais, entregava cenários fiéis à época e tinha estrutura para receber nossa equipe e elenco. Além disso, os lajedos da zona rural de Cabaceiras tinham mais fácil acesso, com deslocamentos mais curtos e mais seguros”, diz o diretor geral, Sérgio Machado, em nota enviada ao Viagem em Pauta.

Um dos cenários mais impactantes do destino é o Lajedo do Pai Mateus, uma sequência de rochas com formatos que variam, de acordo com a imaginação de cada visitante, onde o visitante caminha entre imensos blocos de granito arredondados com até 45 toneladas que, segundo estudos, têm origem vulcânica.
O atrativo fica no interior do Hotel Fazenda Lajedo Pai Mateus, aberto também para não hóspedes, a 25 quilômetros da cidade por estrada de terra. Para ver a luz do sol pintando aqueles gigantes rochosos, programe-se para ir no final da tarde.
Outra atração imperdível, daqueles que também parecem saídas de filme, é a Saca de Lã, blocos de pedras que parecem empilhados a mão, escondidos entre mandacarus e xiquexiques.

De volta à área urbana de Cabaceiras, o visitante encontra também o Centro Histórico bem preservado e com ruas largas que recortam o colorido casario, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a antiga Cadeia Pública, restaurada em 2003 e cenário para algumas das cenas do longa ‘O Auto da Compadecida’.
Já o Memorial Cinematográfico funciona como uma espécie de museu dedicado ao cinema produzido na região, com um pequeno acervo que guarda fotos e objetos usados em gravações na cidade. Fundado em 2007, esse espaço já foi sede de um clube só para brancos e sala de projeção de cinema mudo.
VEJA FOTOS
SAIBA MAIS
‘Maria e o Cangaço’
A partir de 4 de abril exclusivamente no Disney+, com seis episódios na íntegra.
A série ainda tem no elenco nomes como Rômulo Braga, Mohana Uchôa, Clebia Sousa, Thainá Duarte, Geyson Luiz, Dan Ferreira, Jorge Paz, Chandelly Braz, entre outros.
Seja o primeiro a comentar