Segundo o Instituto Semeia, o Brasil tem mais de 600 parques naturais abertos à visitação pública, entre nacionais, estaduais e municipais.
E, certamente, nessa ampla rede de áreas verdes disponíveis para o lazer e conexão com a natureza não faltarão opções para cada estilo de pais e crianças que queiram ficar longe das telas.
Para Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia, o valor dos parques vai
além do lazer, já que são também espaços que promovem saúde física e mental, respeito à diversidade e cuidado com o coletivo.
“Parques são espaços que promovem criatividade e contato direto com diferentes formas de vida. Para muitas crianças, é onde elas descobrem o cheiro da terra, o som dos pássaros, podem correr e pular. São vivências que ficam para sempre”, diz Mendes.

Confira parques de fácil acesso e com boa oferta de infraestrutura e serviços
Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caminhos do Mar
São Bernardo do Campo – SP
Com acesso por Cubatão e São Bernardo do Campo, tem paisagens da Mata Atlântica, caminhadas por antigas estradas históricas e vistas para o litoral.
SAIBA MAIS: “Como é a Trilha da Cachoeira da Torre, no ABC paulista”
Parque Nacional do Itatiaia
Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais
O parque se estende por ambos os estados e tem cachoeiras, bosques e uma trilha sensorial, voltada para pessoas com deficiência ou limitação visual. Acessos por Itatiaia, no Rio de Janeiro (Parte Baixa), e Itamonte, em Minas Gerais (Parte Alta).
Parque Nacional da Serra do Cipó
Santana do Riacho – MG
Tem cachoeiras refrescantes, rios para brincar, trilhas curtas — e tudo gratuito e pertinho da capital mineira. O acesso é por Santana do Riacho.
Parque Estadual da Lapa Grande
Montes Claros – MG
Conta com trilhas que levam a cavernas, rios e paisagens do Cerrado para explorar em família. Além disso, o parque também tem iniciativas de acessibilidade para os visitantes. Acesso por Montes Claros.
Parque Estadual de Vila Velha
Ponta Grossa – PR
Tem formações rochosas, furnas e lagoas misteriosas, além de atividades de arvorismo, trilhas e tirolesa. O acesso é pela cidade paranaense Ponta Grossa.
SAIBA MAIS: “Único no mundo, parque é bate e volta imperdível a 1h de Curitiba”
Parque Estadual das Dunas
Natal – RN
Considerado um dos principais atrativos turísticos do estado, possui trilhas interpretativas, espaços para piquenique e mirantes. O local conta dunas e com o Bosque dos Namorados, um dos destaques da unidade, com mais de 1.300 árvores nativas da Mata Atlântica. O acesso é por Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Parque Estadual do Utinga
Belém – PA
Oferece trilhas tranquilas, passeios de bicicleta e contato com lagos. Acesso por Belém, capital do Pará.
LEIA TAMBÉM: “Conheça o parque que desbancou os Lençóis (MA), em nº de visitantes”
* com informações do Instituto Semeia
Seja o primeiro a comentar