Destinos para conhecer em São Paulo

Nem precisa ir tão longe para ter experiências únicas, em destinos perto de São Paulo.

Neste post, o Viagem em Pauta indica experiências imperdíveis em cidades entre São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro, em endereços com até 410 quilômetros de distância da capital paulista.

De ecoturismo no único parque de aventura da capital paulista a hospedagem num veleiro para chamar de seu, dá para fazer turismo, sim, em um final de semana cheio de atividades ao ar livre (e sem ter que encarar aeroportos).

Alecio Cezar
Selva SP, em Marsilac (foto: Alécio Cezar/Divulgação)

Parques incríveis na cidade de São Paulo
Muito além da urbanidade de parques como o Ibirapuera e o do Carmo, a cidade de São Paulo guarda áreas verdes que nem todo paulistano conhece.

Entre as opções estão o Itaim, nos limites da APA Bororé-Colônia, Jaceguava, na região do Guarapiranga, e Varginha, no Grajaú, nas margens da represa Billings.

VEJA MAIS: “5 parques incríveis na cidade de São Paulo”


Polo de Ecoturismo de São Paulo
Esse território no extremo sul da cidade de São Paulo ocupa quase 30% da área total da capital, nos distritos de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.

Um dos atrativos é o Selva SP, considerado o primeiro e único parque de aventura da cidade, onde é possível navegar no último limpo rio limpo de São Paulo, fazer trilhas no interior da Mata Atlântica e sobrevoar uma das maiores áreas que ainda restam desse bioma em todo o estado.


Circuito das Águas Paulista
De esportes de aventura a passeios culturais, esse roteiro turístico a 127 km da capital de São Paulo abrange nove cidades de regiões montanhosas do interior paulista.

O ‘Circuito das Águas Paulista’ fica na Serra da Mantiqueira e é formado pelos municípios de Águas de Lindoia, Lindoia, Amparo, Socorro, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.

foto: Circuito das Águas/Reprodução

Parque Estadual da Serra do Mar
O maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil percorre 25 municípios de São Paulo, desde a divisa do estado com o Rio de Janeiro até o litoral sul de São Paulo.

Um dos destaques é o núcleo Cunha, a 230 km da capital paulista e com atrações como cachoeiras que podem ser visitadas em trilhas autoguiadas ou com acompanhamento de guias contratados no local.

SAIBA MAIS: “O que fazer no Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha (SP)”

foto: Eduardo Vessoni

São Bento do Sapucaí
Meca da escalada paulista e endereço de um dos primeiros refúgios de montanha do Brasil, esse é um destino para ver São Paulo do alto.

Mas fica tranquilo que não precisa ser nenhum profissional para aproveitar o destino.

SAIBA MAIS: “Como é subir a Pedra do Baú”


São Francisco Xavier
A 150 km da capital paulista, esse distrito de São José dos Campos é conhecido por suas cachoeiras e pelo ecoturismo.

Um dos destaques é o Mirante da Pedra de São Francisco, plataforma com vista única da Mantiqueira, a partir de pedras equipadas com escadas. CONFIRA FOTOS

foto: Mari Peccicacco/Divulgação

Veleiro no litoral paulista
Longe de ser uma experiência exclusiva de viajantes com orçamento folgado, alugar um veleiro é viajar em uma eterna baixa temporada, em roteiros personalizados que permitem paradas em endereços onde nem todo turista consegue chegar.

Os roteiros podem ser feitos entre o litoral norte de São Paulo, como Ubatuba e Ilhabela, e no litoral sul do Rio de Janeiro, em Paraty.

Em setembro de 2023, por exemplo, a diária de um veleiro para quatro pessoas custava R$ 1.900.

LEIA MAIS: Veleiro faz viagem exclusiva entre Ubatuba e Ilhabela, no litoral de São Paulo”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*