Passeio de trator é atração inusitada na capital paulista

Enquanto o centro nervoso do Brasil se agita não muito longe da Represa Bllings, um trator vermelho de 75 cavalos de potência cruza sem pressa plantações de mandioquinha, gengibre e amendoim, na capital paulista.

Nessa espécie de micro mundo alheio ao caos da cidade, São Paulo segue em outro ritmo.

Localizado em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, o The Roça Park é um sítio familiar, conhecido pelos passeios de trator em meio às plantações dessa propriedade de 14 hectares.

“As pessoas gostam de andar no trator porque é uma coisa diferente. O pessoal só vê na televisão, no Globo Rural, não vê assim ao vivo”, explica Joaquim dos Santos, agricultor responsável pelo passeio.

foto: Eduardo Vessoni

Tudo começou como uma brincadeira para entreter a criançada da própria família do ‘seu’ Joaquim. Logo vieram os adultos, “que gostam mais do que as crianças”. Surgia então uma das experiências turísticas mais inusitadas da capital de São Paulo.

O tour dura cerca de uma hora e segue até as margens da Billings, um dos principais reservatórios de água da região metropolitana de São Paulo. De volta à sede do The Roça Park, ainda dá tempo de provar a produção orgânica nos almoços oferecidos no sítio e fazer trilhas curtas ou passeios de charrete.

“Os turistas ficam maravilhados e não têm pressa de ir embora. É como se eles viessem aqui renovar as energias com a natureza”, descreve Patricia Garcia dos Santos, empresária e filha de Joaquim.

VEJA VÍDEO


Esse sítio aberto ao público, em 2021, é uma das atrações do Polo de de Ecoturismo de São Paulo, projeto que promove o ecoturismo e a preservação ambiental não só em Parelheiros, mas também em Marsilac e na Ilha do Bororé.

“[O Polo de Ecoturismo] é um movimento criado para desenvolver atividades que gerem emprego e renda para a população local, além da preservação e sustentabilidade do local”, explica Solange Dias, presidente da Associação de Empresários de Parelheiros e membro do conselho gestor do Polo.

O The Roça Park, por exemplo, é um dos cerca de 427 locais de produção agrícola da região, segundo levantamento divulgado pela SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento).

foto: Eduardo Vessoni

LEIA TAMBÉM: “Como é o único parque de aventura da cidade de SP”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*