5 atrações imperdíveis de Guapimirim, no Rio de Janeiro

Entre a Serra dos Órgãos e a Baía de Guanabara, Guapimirim é o Rio de Janeiro que pouca gente conhece. A cerca de 70 km da capital, o município é um labirinto de manguezais, rios e cachoeiras que fazem do destino uma espécie de Pantanal Fluminense.

Só para você ter uma ideia do talento cênico da região, Guapi tem cerca de 80% de seu território em área de proteção ambiental e é conhecida pelos passeios de observação de botos-cinza e jacarés-de-papo-amarelo.

(foto: Marlon Souza / Divulgação)

Mas a viagem não para por aí.

A cidade de pouco mais de 60 mil habitantes, na Serra Verde Imperial, é uma das bases para quem visita o Dedo de Deus e todas as outras montanhas da Serra dos Órgãos, parque nacional conhecido pelas excelentes condições para esportes de montanha, nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

CONFIRA ATRAÇÕES

Vale da Lua

foto: @fredmenezess93/Visiteguapi

O atrativo, que começou a se popularizar durante a quarentena, tem nome em homenagem ao atrativo homônimo na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Nesse trecho do Rio Soberbo, rochas naturalmente esculpidas dão lugar a poços e piscinas para banhos.

É recomendável fazer a trilha de 1h30 pela manhã e com o acompanhamento de guias locais credenciados, já que o Soberbo é o único da cidade onde ocorre a cabeça d’água, fenômeno marcado pela subida repentina do nível de suas águas.

Mais abaixo, fica o Poço da Caverna, um dos cenários mais impactantes do destino. SAIBA MAIS

Circuito das Cachoeiras

Nesse passeio de jeep, as águas doces da região são o cenário desse roteiro de nove horas de duração.

Um dos destaques é o Poço do Encantado, uma piscina natural em meio aos vestígios do antigo trem que cortava a Serra de Guapimirim.

A viagem segue por trilhas até o Poço do Padre, conhecido também como Poço do Escorrega, e o Poço da Concórdia.

Poço do Escorrega, uma das atrações naturais de Guapimirim (foto: Rafael Coelho/Divulgação)

SAIBA MAIS: “10 cachoeiras imperdíveis para visitar em Guapimirim, na Serra Verde Imperial”

Cânions do Iconha

Uma trilha de 2 km, aproximadamente, leva o visitante a piscinas naturais de águas de tons esverdeados.

No caminho, são sete paradas para banho até a parte mais alta, profunda e estreita desses paredões de quase 40 metros de altura, onde só é possível chegar a nado ou pulando do alto da trilha.

Cachoeira da Neblina

foto: @profraqueltinoco!/Visiteguapi

Mapeada, recentemente, durante uma expedição científica-exploratória, essa impressionante queda de 450 metros é considerada a maior cachoeira do Brasil e fica no alto da Serra dos Órgãos.

Localizada em uma área de extrema complexidade e alto risco, a atração só pode ser contemplada de longe, em diferentes pontos da cidade, principalmente durante o verão, quando o volume de água é maior.


Dedo de Deus

Este é o cenário mais famoso de Guapimirim.

Apesar da antiga polêmica sobre sua localização, esse Patrimônio Natural Nacional é uma das atrações naturais do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, considerado a maior rede de caminhadas do Brasil, com mais de 200 km de trilhas.

Para quem não pretende encarar a desafiadora travessia entre Petrópolis e Teresópolis, o Mirante do Soberbo é um dos melhores pontos de observação desse pico a 1.692 metros de altitude, considerado o marco inicial da escalada no Brasil.

foto: Carlos Perez Couto/Wikimedia Commons

[stextbox id=”servico”]

SAIBA MAIS

Visite Guapimirim
www.visiteguapimirim.com.br

[/stextbox]

* Este post foi produzido em parceria com o Visite Guapimirim e não tem nenhum vínculo comercial com o site

7 Comentários

  1. Visitei Guapi recentemente e fui ao Mirante do Soberbo, uma vista maravilhosa do Dedo de Deus. Ainda vou conhecer os outros lugares mostrados nesse post.

  2. Quem visita Guapimirim se apaixona , pelas suas riquezas naturais. Mas lá também é um local de fazer muitas amizades e passeios incríveis, um lugar aonde ciclistas da Barra e Z.Sul do Rio vão todos os finais de semana pedalar e contemplar a bela paisagem.

  3. Estou curiosa pra conhecer este lugar. Logo estarei ai, se Deus quiser..em busca de pousada de boa qualidade, segurança e bom preço rsss yara de São Paulo

  4. Cidade do Dedo de Deus. Desconhecida por muitos que o Dedo de Deus está em território guapimirense. Os prefeitos ainda não tiveram acuidade turística para fazer um trajeto de trem da cidade até o soberbo, talvez aproveitando o traçado antigo da ferrovia imperial. Que faça uma subsede da prefeitura no Soberbo para receber os turistas vindo no “futuro trenzinho) com paradas nas fazendas vizinhas. Políticos sem visão! Parceria público privada seria o caminho.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*