Trens riscam trilhos que cortam pastos aos pés de montanhas alpinas; passageiros sobem em ziguezague por vales que inspiraram cenários do “O Senhor dos Anéis” e, lá de cima, a estação de trem mais alta da Europa.
A mais de 3.400 metros de altitude, Jungfraujoch é considerada a estação mais elevada da Europa, um impressionante projeto da engenharia ferroviária, inaugurada em 1912. VEJA FOTOS
O ponto de partida é Interlaken, cidade turística no cantão de Berna, no conjunto montanhoso Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn, Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A viagem de Interlaken Ost até a estação de trem mais alta da Europa tem duração de 2h30 e cruza cenários como o Vale de Lauterbrunnen, inspiração para a saga “O Senhor dos Anéis”, saga do britânico J. R. R. Tolkien, e povoados isolados nos Alpes com acesso apenas por vias férreas.
Do topo da Europa, após uma viagem ferroviária por 1.400 metros de altura e sete quilômetros de túneis, o passageiro desembarca na Jungfraujoch, complexo turístico que abriga o observatório astronômico de Sphinx, de 1931; o Palácio de Gelo, uma área de mil m² com esculturas feitas sob uma geleira em constante movimento; e o Alpine Sensation, salas que homenageiam a construção da ferrovia.
E é lá do alto que os viajantes descobrem porque os trens e as altas montanhas geladas suíças são alguns dos orgulhos nacionais deste discreto e impressionante país do Velho Continente.
Jungfraujoch é a estação de trem mais alta da Europa fica a 3.454 metros de altitude e é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO (foto: Divulgação)
A estação de trem mais alta da Europa fica a 3.454 metros de altitude e é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO (foto: Eduardo Vessoni)
De acordo com o Swiss Travel System, a Suíça tem mais de 5 mil km de ferrovias e a maior densidade mundial de trens, como a estação de Zurique, que recebe cerca de 2 mil trens por dia (foto: Eduardo Vessoni)
A estação Jungfraujoch foi inaugurada em 1912 e é uma das atrações turísticas mais populares da Suíça (foto: Eduardo Vessoni)
Devido à sua complexidade, é considerada um milagre da engenharia ferroviária, cuja construção começou em 1896. São 1.400 metros de altura a bordo de um trem de cremalheira que sobe em um zigue-zague e cruza 7 km de túneis (foto: Eduardo Vessoni)
A viagem começa em Interlaken, no cantão de Berna, e tem duração de 2h30, passando por cenários como o Vale de Lauterbrunnen, inspiração para a saga “O senhor dos anéis” (foto: Eduardo Vessoni)
Entre os atrativos DE Jungfraujoch estão plataformas de observação e o Palácio de Gelo, área de mil m² com esculturas geladas (foto: Eduardo Vessoni)
Ao chegar na Jungfraujoch, o turista toma um elevador que sobre 108 metros até o complexo turístico no observatório astronômico de Sphinx, em funcionamento desde 1931 (foto: Eduardo Vessoni)
Recentemente, foi inaugurado o Eiger Express, uma gôndola que percorre em 15 minutos os 6.483 metros entre Grindelwald e o Glaciar Eiger, nos Alpes suíços (foto: Jungfraujoch/Divulgação)
A turística Interlaken fica entre montanhas icônicas da Suíça como Eiger e Jungfrau (“virgem”, em alemão), em referência à neve macia de seus paredões rochosos (foto: Eduardo Vessoni)
A melhor época para ir para Jungfraujoch é no outono ou no início do inverno, com céu com boa visibilidade. Mas reserve 3 dias em Interlaken para evitar as conhecidas e repentinas mudanças climáticas (foto: Eduardo Vessoni)
Jungfraujoch (foto: myswitzerland.com)
Os trens da Suíça em números
– A Suíça tem mais de 5.100 km de vias férreas;
– Em média, o suíço viaja 2.310 km por ano;
– A estação de montanha mais antiga da Europa fica na Suíça e foi inaugurada em 1871, ligando Vitznau a Rigi;
– O título de “maior densidade mundial de trens” é também da Suíça e estações como a Zurich Altstetten, em Zurique, chega a receber 2050 trens por dia.
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