Camping na Paraíba tem hospedagem em ocas indígenas

Com 32 aldeias espalhadas em cidades como Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, o litoral norte da Paraíba é a versão indígena do estado.

Além da agricultura e da pesca, recentemente, os Potiguara começaram a se dedicar também ao turismo de base comunitária.

E é isso que o Viagem em Pauta foi conhecer dessa vez.

Okatu Camping (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “De dentro para fora: conheça as praias da Paraíba”

Nesse vídeo você conhece o inusitado Okatu, um camping diferentão onde os hóspedes ficam em tradicionais ocas indígenas em frente ao mar, na Aldeia Alto do Tambá, no município de Baía da Traição.

A 90 quilômetros da capital João Pessoa, o local tem nove ocas feitas com palhas de coqueiro, onde cabe até uma barraca, além de contar com estrutura como redes, restaurante e área de apresentações de toré, como é conhecido o ritual sagrado daqueles indígenas.

VEJA VÍDEO

“À noite você pode também desfrutar de uma bela fogueira e fazer um luau com vista da lua saindo do mar. É muito top”, descreve o condutor e empresário Wenison Medeiros, mais conhecido como Índio.

Ele é um Potiguara da aldeia São Miguel e acompanhou o Viagem em Pauta nessa visita ao litoral norte paraibano, no limite com o Rio Grande do Norte.

CONFIRA FOTOS DO CAMPING NA PARAÍBA

LEIA TAMBÉM: “Paraíba ganha parque de aventura para iniciantes”

Voar de novo

Pelas contas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, esta temporada vai ser diferente.

Segundo levantamento da ABEAR, com dados registrados na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o Brasil terá 163,3 mil voos, entre dezembro de 2022 e março de 2023.

Empresas aéreas como Abaeté, Gol, Latam, VoePass e Rima (táxi aéreo) registrarão um crescimento de mais de 12%, em relação ao mesmo período de 2021.

shadow image of a plane flying during sunset
foto: Pixabay / Pexels.com

Na Paraíba, por exemplo, a temporada de verão contará com 1.289 voos e novidades como a ampliação de três mil voos de/para João Pessoa e o lançamento do voo direto entre Campina Grande (PB) e Salvador (BA). VEJA + NÚMEROS

Para a realização desta matéria, no último mês de outubro, o Viagem em Pauta viajou com o apoio do ‘Voar de Novo’, programa da ABEAR e do FORNATUR (Fórum Nacional de Turismo) que tem levado jornalistas e outros produtores de conteúdo para conhecer e divulgar diversos destinos turísticos do Brasil.

VEJA TAMBÉM: “Praias do Brasil que parecem piscinas”

* O jornalista Eduardo Vessoni visitou a Paraíba com os apoios da PBTur e da ABEAR

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*