Grafiteiro dá outros tons à pedreira na Paraíba

Neste vídeo, você conhece Tarciso Play, paraibano que fez arte nesses imensos blocos de uma pedreira.

Localizado em Dona Inês, cidade a 145 quilômetros de João Pessoa, na Paraíba, o Memorial Lajedo da Serra é uma área de extração de granito que divide espaço com os grafites desse artista da área rural do destino.

“O povo foi me contando a história e então fui passando para o painel. Ali, eu passei uns seis meses para fazer aqueles desenhos”, descreve Tarciso Play, 27.

abre_Dona Ines
Memorial Lajedo da Serra, em Dona Inês (foto: Eduardo Vessoni)

Para Francisco Cunha Rodrigues, historiador e condutor local, o grafite na pedreira é uma forma de preservar a história do Lajedo e da própria cidade.

“A gente diz que tem um pedacinho de Dona Inês em cada cidade vizinha porque é daqui que sai a maior parte das pedras que calçam as cidades vizinhas”, conta Francisco sobre o local, considerado a segunda maior fonte econômica do município.

VEJA VÍDEO

LEIA TAMBÉM: “Paraíba ganha parque de aventura para iniciantes”

Os quatro painéis idealizados por Tarciso retratam o cotidiano da região, com imagens de tropeiros, cavalos, lavadeiras e uma casa de taipa que representa as primeiras moradias de Dona Inês.

A história do município, bem como a origem de seu nome, gira em torna de uma mulher branca que, por volta de 1850, teria fugido para o local com um negro escravizado.

“Não existiam casas ainda e as pessoas que passavam por essa localidade para fazer a travessia de comércio sempre falavam ‘vamos passar lá por aquela serra, a serra de Dona Inês’.

“O trabalho mais doido [que já fiz], assim mais inusitado, foi no Lajedo da Serra. Lá é muito alto e tem umas pedras de difícil acesso. É um local inusitado né?”, diz Tarciso.

2_Dona Ines.JPG
Tarciso Play, no Memorial Lajedo da Serra (foto: Arquivo Pessoal)

O artista lembra também que contou com a ajuda do cordelista Mariano Ferreira, que ia contando detalhes históricos da cidade para que o grafiteiro tivesse referências que inspirassem seus trabalhos.

“É o nosso dia a dia. Somos nordestinos e sabemos das dificuldades aqui. Fui contando a história [de Dona Inês] através do grafite”, explica Tarciso.

Mas as referências artísticas de Tarciso vêm de longe.

O paulistano Eduardo Kobra é a principal inspiração de Tarciso Play e chegou até a fazer um trabalho parecido em uma colina de mármore em Carrara, na Itália.

Naquela obra de 2017, Kobra grafitou o Davi de Michelangelo em um mural de com 20 metros de largura e 12 de altura.

CONFIRA FOTOS

VEJA TAMBÉM: “Destinos do Nordeste para quem não gosta de praia”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*